Como se não tivéssemos nossa privacidade em cheque atualmente, agora pesquisadores descobriram que é possível ouvir conversas via vibrações de lâmpadas.
O estudo foi feito pelo Laboratório de Cyber Segurança da Universidade de Bem Gurion (de Israel) e o Instituto de Ciência Weizmann.
Eles conseguem medir pequenas mudanças nas luzes de uma sala, por meio das lâmpadas, causadas por ondas sonoras – mesmo a longas distâncias. Para isso, basta usar um computador, um telescópio ou objetiva, e um sensor óptico elétrico de US$ 400.
Atualmente há diversas maneiras de ouvir conversas em uma sala. Que vão desde dispositivos eletrônicos até lasers. Mas todos eles precisam de algum tipo de ação, como hack, acesso a sala, equipamentos, etc. E possivelmente podem ser detectados. Agora, esta nova descoberta mostra uma maneira de ouvir conversas ou sons de maneira imperceptível. A não ser, claro, que alguém converse no escuro.
A nova tecnologia é chamada de Lamphone, e pode ser usada via acesso visível a sala em questão, e com as luzes acesas. O sensor óptico, no caso, usado com um telescópio ou lente poderosa, transforma a luz em sinal elétrico.
Em um experimento usando três telescópios diferentes com diâmetros de lentes diferentes a uma distância de 25 metros, os pesquisadores conseguiram capturar o som sendo tocado em uma sala remota, incluindo Let It Be, dos Beatles, que era distinguível o suficiente para o Shazam reconhecê-lo, e um discurso do presidente Trump para que a API de reconhecimento de fala do Google pudesse transcrever com sucesso.
Com telescópios mais poderosos e um conversor analógico-digital mais sensível, os pesquisadores acreditam que as distâncias de interceptação poderiam ser ainda maiores.
Os pesquisadores, porém, se dedicam a aprimorar a técnica verificando diferentes tipos de lâmpadas e luzes. Por enquanto, você consegue conferir os detalhes do estudo por este link.
A tecnologia para ouvir conversas via vibrações de lâmpadas
Veja mais sobre futurismo!