Todo o universo estava girando em um passado distante, segundo evidências encontradas publicadas em um estudo recente.
Esta nova teoria é baseada na observação de que mais galáxias estão girando no sentido anti-horário que no sentido horário, relata a New Scientist, enquanto pesquisas anteriores sugeriam um equilíbrio entre as duas direções.
“Não há erro ou contaminação que possa se exibir através de padrões únicos, complexos e consistentes”, disse o astrônomo do Estado do Kansas, Lior Shamir, em um comunicado à imprensa. “Temos duas pesquisas que mostram exatamente os mesmos padrões, mesmo quando as galáxias são completamente diferentes.”
Eles usam informações de três poderosas estações de observação, incluindo o Telescópio Hubble, para sugerir que um universo que rotacionava influenciou o giro das galáxias.
Segundo informações publicadas no encontro mensal da American Astronomical Society, Shamir também encontrou evidências de que o universo tinha um eixo de rotação: mais galáxias giravam no sentido anti-horário ao olhar para cima dos pólos da Terra e o oposto era verdadeiro ao olhar para o equador.
Universo estava girando em sentidos complexos, não como um espiral único gigante
Não significa que o universo girou constantemente a partir de um único ponto, mas sim que ele girou em vários eixos complexos e variáveis, tudo ao mesmo tempo.
“Se o universo tem um eixo, não é um eixo simples como um carrossel”, disse Shamir no comunicado. “É um alinhamento complexo de múltiplos eixos que também tem uma certa deriva”.
Isso com certeza faz nossa própria cabeça girar um pouco!
Veja mais sobre ciência!