O fotógrafo e artista de efeitos visuais ateniense Dimitris Tsalkanis recriou a Atenas Antiga digitalmente. Combinando um software de modelagem 3D e pesquisas históricas e arqueológicas, ele oferece um tour virtual por uma das cidades mais antigas do mundo, e também palco do desenvolvimento da civilização ocidental.

“Os visitantes do site podem procurar reconstruções que datam de 1200 a.C, período micênico – ou Idade de Bronze – através da Atenas Clássica, apresentando as reconstruções necessárias pela Guerra Greco-Persa, e as idades de ocupação por romanos e otomanos”, explica.

Intitulado Ancient Athens 3D, o projeto começou em 2008 e apresenta monumentos da antiga metrópole por sete períodos históricos. Tsalkanis traça a evolução de locais como a Acrópole ao longo dos tempos, a ascensão e queda das muralhas da cidade. Ágora, que serviu como centro da cidade, templos, bibliotecas e outras fortificações.

“O 3D é uma ferramenta incrível para simular o que as pessoas que viveram há 2.500 anos podem ter experimentado enquanto caminhavam por Atenas”, conta.

Tsalkanis também revela fazer uso de “licença poética” para reconstruir monumentos que deixaram poucos ou nenhum vestígio (como o palácio micênico da Acrópole) e outras construções complementares, como casas, que foram incorporadas à renderização para criar uma imagem mais completa da cidade.

Embora o projeto seja resultado de 12 anos minuciosos de pesquisa sobre a Grécia Antiga, muitos materiais históricos seguem incompletos. Portanto, ele está em constante evolução, à medida que Tsalkanis atualiza as reconstruções para obter a melhor qualidade dos modelos e melhor precisão arqueológica com novas informações e colaborações de voluntários.

“Minha intenção é que elas sirvam como uma ferramenta educacional e didática sobre a aparência de um monumento ou de uma antiga paisagem urbana.”, ele diz sobre as reconstruções.

Tsalkanis ainda se revela animado para a possibilidade de o projeto ser estendido para a realidade aumentada.

“Atualmente, a tecnologia oferece muitas oportunidades para aplicativos interativos, como aplicativos para Smartphones”, diz. “Esta área é definitivamente algo que estou ansioso no futuro. Eu realmente espero que este projeto em geral seja um ponto de partida para pessoas que querem descobrir a emocionante história de Atenas!”

Você pode explorar todo o material no site do Ancient Athens 3D ou conferir vídeos individuais das reconstruções no canal do projeto no YouTube, que apresenta monumentos como o Templo de Ilisso, o Templo de Hefesto e a cidade de Delfos.

Renderizações reconstroem a Antiga Atenas

Leia também: LEGO da Roma Antiga recria a capital do Império | 100.000 livros banidos constroem réplica de Partenon | A maquete da Roma Antiga que demorou 35 anos para ser construída | Projeto reconstrói rostos de líderes do Império Romano

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin