O Facebook testa novas maneiras de coletar mais informações das pessoas. E agora eles querem até rastrear o movimento do mouse de seus usuários, o que lembra muito as obras de George Orwell. Não é segredo que a rede social já analisa toda a sua vida, como coletar dados demográficos (de onde você, onde vive, o que faz) para te oferecer propaganda. Mas agora a coisa provavelmente vai um pouco mais além.
Rastrear o movimento do mouse de seus usuários é a nova estratégia do Facebook
Ken Rudin, do Facebook, disse que não pode prometer que isso vai acontecer, mas que provavelmente estará na rede social em alguns meses. Isso mostra que a rede quer analisar o que seus usuários fazem em quanto usam o site. Como quanto tempo ele mantém o mouse em um anúncio ou em uma publicação. Isso, claro, implica em sérios problemas de segurança, já que funciona como um keylogger.
No momento o Facebook coleta dois tipos de dados das pessoas: demográfico e de comportamento. Enquanto os dados demográficos são sobre sua localidade, emprego, escola, etc, os dados comportamentais é sobre as suas curtidas, amigos, filmes, grupos, músicas, etc. Agora, com este novo recurso de detecção de movimento do mouse, eles esperam aprimorar o sistema de publicidade na rede social.
Não é o primeiro site que implementa esse tipo de análise para estudar seus usuários. O Shutterstock, monitora tudo o que seus usuários fazem. Eles sabem, por exemplo, quais imagens são analisadas antes de serem finalmente compradas.
Resta saber se o Facebook vai implementar mesmo este tipo de rastreamento, e quando. E se, claro, vai ter um impacto positivo ou não na rede social.
[Via Wall Street Journal]