O Facebook parece estar correndo atrás dos prejuízos depois que estourou o grande escândalo envolvendo vazamento de dados de mais de 50 milhões de usuários. A companhia anunciou hoje novas ferramentas de privacidade para garantir aos usuários uma maneira mais simples e intuitiva de administrar seus dados.

As novas atualizações incluem um modo de baixar os dados e deleta-los, um menu de configuração com novo design e atalhos adicionais para controlar informações privadas.

As novas ferramentas ainda estão em adaptação, mas prometem estarem disponíveis dentro de algumas semanas.

“A maioria dessas atualizações já está em andamento há algum tempo, mas os eventos dos últimos dias destacam sua importância”, disse a vice-presidente do Facebook, Erin Egan.

O objetivo da empresa é adotar uma relação mais transparente com seus usuários.

Será que ainda há tempo de se redimir?

Veja o que há de novo.

As novas ferramentas de privacidade do Facebook

Baixar e deletar dados do usuário

Nas últimas semanas após o escândalo, muitos sites ensinaram como baixar informações que o Facebook tem sobre os usuários, com resultados assustadores já que o arquivo pode conter até 400.000 documentos do Word.

Agora, o Facebook simplificou esse processo e desenvolveu um portal chamado “Acesse Suas Informações”, onde se pode verificar todas as ações, desde as “curtidas”, mensagens, respostas em eventos e qualquer outra ação feita na rede social – as quais podem ser deletadas, caso seja pertinente.

A ideia dessa ferramenta é tornar mais acessível as informações às pessoas, permitindo que elas vejam abertamente os dados coletados pela rede.

As novas ferramentas de privacidade do Facebook

Uma única tela de configurações

Antes, as configurações do Facebook eram um tanto confusas e complicadas de navegar. Agora eles condensaram o acesso em uma única tela. Será possível encontrar “Informações Pessoais”, “Idiomas”, “Pagamentos”, seções de segurança e outras ações em um único painel.

Atalhos de Privacidade

Estes atalhos já existiam na rede há alguns anos. Mas o novo menu será simplificado para oferecer uma experiência mais visual e fácil de navegar, onde o usuário poderá adminisitar com poucos cliques, sua visibilidade em várias publicações, até mesmo às que ele está relacionado, também como deletar publicações indesejáveis.

O novo menu possibilita também opções práticas de segurança, facilitando a autentificação de duas etapas.

Entenda o escândalo

Os jornais The New York Times e o The Guardian conduziram uma investigação que revelou o maior roubo de dados da história do Facebook. A empresa Cambridge Analytica estava usando dados ilegalmente obtidos através da rede social para anúncios segmentados.

A companhia trabalha com análise de dados e comunicação estratégica para marketing eleitoral e trabalhou na campanha do atual presidente dos EUA, Donald Trump.

Em 2016, durante as campanhas eleitorais, estes dados foram utilizados para manipular e direcionar irregularmente anúncios personalizados aos usuários para promover a imagem do candidato republicano.

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo. Estima-se que existem mais de dois bilhões de usuários da rede, sendo 96 milhões delas no Brasil.

Bem, pelo menos até escândalo vir à tona. Porque, desde então, a companhia só teve prejuízos.

Usuários começaram a boicotar o uso da rede social, lançando até uma campanha no Twitter com a hashtag #deletefacebook. E os valores de ações do Facebook despencaram; em uma semana, a companha perdeu US$ 58 bilhões (cerca de R$ 192,51 bi).

 

Com informações da NBCNews e BBC.

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