O brasileiro Nelson Caldeira teve a ideia criativa de ajudar a difundir a mensagem #FicaEmCasa criando pôsteres de filmes onde personagens desapareceram para estarem seguros em suas casas diante da pandemia que estamos atravessando.

A hashtag #FicaEmCasa, popularizada pelo Twitter, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do distanciamento social como contenção da disseminação do Covid-19.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, explica que a medida é necessária devido aos casos assintomáticos, que contam 86%. Pessoas que não apresentam sintomas são responsáveis por dois terços das infecções do Covid-19.

“Cada pessoa infectada, mesmo que assintomática, transmite o vírus para duas ou três pessoas. Se as pessoas não pararem de circular há um grande risco de ela transmitir a doença para uma pessoa mais suscetíveis e que pode desenvolver formas graves da doença”, esclarece a infectologista Denise Cotrim, do Centro Saúde-Escola Germano Sinval Faria da Fiocruz.

A quarentena voluntária é o meio mais eficaz de impedir que o vírus se espalhe em proporções avassaladoras como na Itália e Espanha. É indicado que as pessoas saiam de casa o mínimo possível, apenas por necessidade.

Ainda que a medida não impeça 100% as transmissões, é fundamental para desacelerar a propagação do coronavírus.

Reduzir o número de pessoas nas ruas também permite que aqueles que realmente precisam sair possam circular em segurança, mantendo a distância recomendada uns dos outros, como no transporte público, por exemplo.

Combater o Covid-19 está nas mãos de cada um de nós.

É nessa onda de comunicar nossa responsabilidade que as ilustrações de Nelson Caldeira caem tão bem com o impacto visual que nos faz refletir um pouco mais, e pensar que o distanciamento social também é sobre aqueles que estão à nossa volta.

“Quero muito ajudar as pessoas nesse momento, mas infelizmente não podemos sair de casa.

Então, vendo a hashtag #ficaemcasa, que popularizou no twitter, aproveitei para usar meus conhecimentos em design (no passado eu também criava posters e capas de dvds em uma empresa que trabalhei) e criei posters de filmes que gosto muito, onde os personagens principais resolveram realmente ficar em casa.

Quem sabe isso atinja e sensibilize de alguma forma as pessoas que insistem em sair de casa, sem ter uma real necessidade.”, ele escreveu ao publicar as imagens no Linkedin.

Siga o Nelson no Instagram.

Dá só uma olhada nas artes. Que tal espalhar essa mensagem?

#ficaemcasa personagens somem de pôsteres de filmes diante da pandemia
#ficaemcasa personagens somem de pôsteres de filmes diante da pandemia

Leia também: As 94 melhores séries por streaming para fugir do coronavírus

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin