O filme Barbie de Greta Gerwig está a caminho para estrear nos cinemas. Desde as roupas até os cenários, tudo é rosa e um deleite para os fãs. Isso inclusive causou uma escassez mundial de tinta rosa. E é incrível ver os adereços e os trajes clássicos ganharem vida após brincar com eles quando criança.
“Manter o aspecto infantil era primordial”, diz Gerwig. “Eu queria que os tons de rosa fossem muito vibrantes e que tudo fosse quase demais.” Em outras palavras, ela continua, ela não queria “esquecer o que me fez amar a Barbie quando eu era criança”. A construção, observa Greenwood, causou uma corrida internacional pela tinta fluorescente da cor rosa da marca Rosco. “O mundo”, ela ri, “ficou sem rosa”.
Foi um grande feito para a designer de produção do filme, Sarah Greenwood, e para a decoradora de cenários, Katie Spencer, tornar tudo isso realidade.
A dupla explicou à Architectural Digest que nunca tinham tido uma Barbie antes, então encomendaram uma Casa dos Sonhos pela Amazon para estudar.
“A escala era bastante estranha”, lembra Spencer, explicando como ajustaram as proporções peculiares dos cômodos para 23% menor que o tamanho humano para o cenário. Gerwig diz: “O teto é realmente bem próximo à cabeça e são necessários apenas alguns passos para atravessar o cômodo. Isso tem o efeito estranho de fazer os atores parecerem grandes no espaço, mas pequenos no geral”.
Gerwig continuou falando sobre o que ela queria capturar com a casa dos sonhos da Barbie:
“Eu queria capturar o que era tão absurdamente divertido nas Casas dos Sonhos. Por que descer escadas quando você pode escorregar para a piscina? Por que subir escadas quando você pode pegar um elevador que combina com seu vestido?”
Para o quarto da Barbie, a equipe combinou uma cabeceira em formato de concha estofada em veludo com uma colcha de lantejoulas. Enquanto isso, o armário revela roupas coordenadas em vitrines de caixa de brinquedo.
“É definitivamente uma casa para uma mulher solteira”, diz Greenwood, observando que quando a primeira Casa dos Sonhos (uma dobrável de papelão) foi vendida em 1962, era raro uma mulher ter sua própria casa. Spencer acrescenta: “Ela é o ícone feminista máximo”.
Parece que eles conseguiram tudo o que precisavam!
Barbie estreia dia 21 de julho nos cinemas.
Veja abaixo algumas imagens dos cenários que causaram a escassez mundial de tinta rosa
Veja mais sobre cinema!