Em uma nova empreitada, o Google Tradutor usa IA para sincronizar lábios automaticamente e pode inclusive alterar o idioma que uma pessoa fala, em tempo real.
Essa tecnologia foi demonstrado no Google I/O 2023 com uma palestra da Arizona State University gravada em inglês e, em seguida, transcrita, traduzida e dublada para corresponder ao tom em espanhol.
O Universal Translator tem um enorme potencial para aumentar a compreensão do aprendizado, mas pode ser perigoso nas mãos de pessoas mal-intencionadas.
Isso significa que o Google teve que construir o serviço com medidas de segurança para limitar o uso indevido e atualmente só está acessível a parceiros autorizados.
A empresa acredita que construir IA é um esforço coletivo que envolve pesquisadores, cientistas sociais, especialistas da indústria, governos, criadores, editores e pessoas.
“Este é um enorme avanço para a compreensão do aprendizado, e estamos vendo resultados promissores nas taxas de conclusão dos cursos. Mas há uma tensão inerente aqui: parte da mesma tecnologia subjacente pode ser mal utilizada por pessoas mal-intencionadas para criar deepfakes. Portanto, construímos o serviço com salvaguardas para evitar o uso indevido e o tornamos acessível apenas a parceiros autorizados”, disse James Manyika, vice-presidente sênior de Tecnologia e Sociedade, Google-Alphabet.
Veja mais sobre o projeto no vídeo abaixo.
Google Tradutor usa IA para sincronizar lábios automaticamente
Confira mais sobre tecnologia!