Quando se fala em Harry Potter, não tem discussão: esta é uma das maiores adaptações literárias deste século e responsável por levar uma legião inteira de fãs para conhecer o mundo bruxo tanto nos livros quanto nas salas de cinema. Relembrar o caminho tomado pelo bruxo é voltar ao tempo e trazer boas memórias para todos que visitaram Hogwarts de algum modo.

Pensando nisso, a plataforma de streaming HBO Max trará um especial no início de janeiro, com grande parte do elenco para recordar de vários momentos dos bastidores e das gravações. Claro que, para preparar vocês ao grande evento, trazemos uma lista com os melhores e piores filmes da franquia. Porém, não entenda errado, todos tem a sua importância dentro da trama: levar o menino a confrontar o pior dos seres sombrios que já pisaram no mundo mágico, Voldemort.

8 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Este é, facilmente, o mais fraco dos filmes da franquia pelo excesso de informações que surgem durante o longa-metragem para preparar o público aos capítulos finais. Harry Potter aqui tem de desvendar um mistério que descobriu em Hogwarts e que se torna um dos elementos-chave para a derrota de Voldemort.

Como livro ele é muito bem escrito e traz o clima de investigação e de descoberta das memórias do tal “Príncipe Mestiço”. Porém, na adaptação aos cinemas eles cortaram muitas cenas além de ter pouquíssima ação e magia de fato. Ele serve apenas como ponte entre o quinto e os últimos capítulos.

7 – O Cálice de Fogo

“titleTreatment”:”{[361,1988],[1622,1200]}”, “crop”:”{[0,0],[0,0]}”

O Torneio Tribuxo está prestes a começar e os ânimos estão a flor da pele com o retorno de Voldemort ao poder. Harry se vê inscrito no campeonato sem nem ao menos ter se candidatado e acaba participando das provas contra outras escolas de magia para ganhar o troféu. O que ninguém esperava era que Cedrico Diggory fosse dividir o palco com o jovem protagonista.

Apesar da cena de perseguição com o dragão fosse um dos maiores pontos visuais de toda a franquia, a trama é um tanto arrastada e só parece funcionar como uma ponte do começo, meio e fim. Harry vê a Marca Negra na Copa Mundial de Quadribol, participa das disputas dentro da escola e o fim é uma macabra vitória que o herói carregou. Se você se recordar de algo que fuja muito disso, meus parabéns.

6 – Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1

Já com um pé no final de toda a trama, Harry, Hermione e Rony fogem de Hogwarts para encontrarem as horcruxes. Com o grande vilão atacando tanto o mundo bruxo quanto os trouxas, nenhum lugar é seguro e os heróis precisam se esconder enquanto viajam atrás dos itens.

Veja bem, a aventura não é ruim, mas perde completamente todos os elementos que tornaram a franquia no que ela foi. Mal vimos a Escola de Magia e Bruxaria, os companheiros do herói, não teve jogo de quadribol nem nada do gênero. Pela divisão do último livro em dois é compreensível, mas das sequências este é o menos interessante no geral. Porém, não menos importante, vamos deixar claro.

5 – A Câmara Secreta

Chegando na metade da nossa lista, Harry Potter e a Câmara Secreta é a sequência que todos os fãs pediram na época e progride de forma excelente o que vimos no primeiro filme. Apesar de ter uma história mais sinistra e abrindo o leque até para mortes de alunos dentro de Hogwarts, não perde nem um pouco o clima bem-humorado e cheio de revelações que as crianças carregam.

Na época de seu lançamento ele foi considerado tão bom quanto o filme que iniciou toda a saga, porém em comparação com os demais ele não parece ter tanto impacto. Isso não torna ele em ruim de forma alguma, porém também não nos causa uma grande mudança de status que vemos nos demais.

4 – Harry Potter e a Ordem da Fênix

Um dos maiores ápices de toda a saga Harry Potter nos cinemas, a Ordem da Fênix mostra os alunos se preparando para confrontar o grande vilão de todas as formas possíveis. Para isso, eles descobrem uma sala secreta que permite que eles treinem suas magias mais poderosas sem os olhares dos adversários e com o tamanho necessário para tais feitos.

Enquanto isso, o mundo político que conta com o Ministério da Magia está em alvoroço pelo retorno de Voldemort e o vilão pretende ir até o lugar para buscar a profecia que afirma como ocorrerá sua grande derrota. Tentando impedir isso de acontecer, Harry e todos os seus amigos partem para o lugar e um grande confronto rola entre os dois lados. Depois disso e de algumas mortes, eles só voltariam a se enfrentar novamente de forma direta no último filme.

3 – As Relíquias da Morte Parte 2

O grand finale coloca Hogwarts como campo de guerra entre alunos e Comensais da Morte, quais buscam destruir um dos maiores patrimônios de esperança do Mundo Mágico. Amarrando todas as pontas enquanto mostra uma batalha brutal dos dois lados, é nele que vemos o quanto tudo foi preparado meticulosamente durante os filmes.

Em sequências belíssimas, um grande ato final e sem medo de matar diversos personagens do elenco, Relíquias da Morte Parte 2 não foi apenas um dos filmes da franquia, mas um grande evento para qualquer fã. Não é à toa que ele é um dos favoritos de uma grande legião de potterheads até hoje.

2 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Este é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores filmes de toda a série Harry Potter. Equilibrando muito bem o mistério, o drama e todos os elementos que tornaram a franquia famosa, O Prisioneiro de Azkaban foi o ponto onde não mostraram ter medo de seguir por caminhos mais arriscados e trazendo um ar mais sombrio.

Na trama, Harry se aprofunda ainda mais na noite do assassinato de seus pais, mostrando qual dos amigos de Lilian e Tiago traiu o casal e o que as consequências daquela noite levou para a vida dos “Marotos”. É neste filme que vimos pela primeira vez os Dementadores, Sirius Black e diversos outros elementos fantásticos que acompanharam as motivações do protagonista até o grande fim.

1 – A Pedra Filosofal

Independente de ser o primeiro e mais antigo filme, é inegável que o primeiro longa-metragem foi o responsável por manter os fãs atentos até a derradeira batalha de Hogwarts. Harry Potter e a Pedra Filosofal nos apresentou vários elementos que nos acompanharam por muitos anos dali em diante e criaram um verdadeiro legado para a saga literária.

É ali que são colocadas todas as peças em jogo, a primeira vez que vimos o grandioso castelo e seus professores, temos um certo vislumbre das ameaças que confrontarão o jovem bruxo e até mesmo certos animais fantásticos. Trocadilhos à parte, é de longe o mais importante e emblemático filme da cultura geek das últimas décadas. Vamos combinar, também não houve concorrência que atingisse o patamar de sua jornada.

Leia mais em Listas!

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Teresa
1 ano atrás

ta errado

Uun
Uun
1 ano atrás

Oxi, tudo errado. Pedra filosofial é de longe o mais chato, por ser infantilizado.

Leandro
Leandro
1 ano atrás

Nossa nem a pau que a pedra filosofal eh o melhor, eh um dos que mais tem furos de roteiro e o mais infantilizado, quem escreveu isso precisa rever o cálice de fogo pq está redondamente enganado sobre o filme, tem uma das melhores cenas da saga para história como o fato de descobrirmos que Snape foi um comensal da morte, assim como o Lúcio, ritual do renascimento de valdemorte que eh muito macabro, a cena do baile eh muito boa pois mostra um lado mais humano e frágil dos personagens enfrentando coisas que todos adolescente passam na vida, isso nos faz ficar mais conectados aos personagens tornando-os ainda mais organicos. Além disso o torneio tribruxo eh totalmente contextualizado na história sendo muito importante para todo o plano de renascimento de valdemort. O final com a revelação de que o austor era também um comensal eh uma reviravolta muito boa que não desconfiamos em nenhum momento do filme.

Dio
Dio
1 ano atrás

No meu ver o filme prisioneiro de askaban supera facilmente a pedra filosofal

moranguinho
moranguinho
1 ano atrás

O Prisioneiro de Azkaban é muito bom mesmo!. O melhor depois de A Pedra Filosofal, não só por ser o primeiro mas é muito legal…é onde tudo começa e vai ficando tudo muito interessante além de ser muito engraçado e divertido. A longa-metragem de A Pedra Filosofal merece sim o primeiro lugar! porque ficou muito bom como no livro…que é maravilhoso 😉

Wever
Wever
7 meses atrás

Os filmes da saga Harry Pother é sensacional, toda a história, assim como nos livros, se completa. Mas é claro, que se for para escolher um filme é como preferir “pedaço favorito de um delicioso alimento”. Entendo que para quem terá um primeiro contato com o universo da obra de Harry Pother, irá gostar mais de Harry Pother e a pedra filosofal, por conta da belíssima primeira apresentação da atmosfera da saga, mas para quem já conhece a obra completa sabe qual delas possui mais quantidade mista de acontecimentos, de forma, constante, pontual e linear, então para os fãs em sua maioria, irão optar por Harry Pother e o Prisioneiro de Azkaban, obrigado.

Paulo
Paulo
7 meses atrás

eu não assisti todos os filmes mas o filme do prisioneiro de azkaban supera fácil a pedra filosofal

Que lista merda hein
Que lista merda hein
6 meses atrás

Que lista horrível! O critério para colocar o Reliquias Parte 1 quase no final da lista é ridiculo, simplesmente é um dos melhores filmes por mostrar o mundo FORA DE HOGWARTS. Quem lê os livros ou assiste os filmes em sequencia entende o que eu quero dizer, chega um ponto que fica chato e repetitivo o enredo sempre em 3 atos na escola. Reliquias é incrivel por sair da formula pronta que a autora criou. Minha lista pessoal – do pior para o melhor.

8. Enigma – PÉSSIMO acho tão ruim quando Ordem da Fênix, por pouco não é o penultimo, mas de fato é o pior de todos.
7. Ordem da Fênix – RUIM que filme horrivel, de verdade. Mal tem diálogos de tão corrido que foi, muitos detalhes importantes perdidos para valorizar cenas fracas e sem propósito.
6. Câmara Secreta – MÉDIO para história. Câmara em si é um pouco fraca comparada com as demais até no livro.
5. Reliquias parte 2 – MÉDIO. achei que enrolaram até demais nesse filme, por terem deixado todo o foco na batalha, perdemos detalhes valioso que poderiam ter tido na parte 1 para deixar 2h de enrolação na parte 2 só pra focar na batalha.
4. Reliquias parte 1 – BOM. fica muito empatado com o Calice em qualidade.
3. Calice de fogo – BOM. é um ótimo filme, sintetiza muito bem o livro sem perder qualidade. É de fato o melhor do Yates, não sou fã da direção dele, mas esse é o unico que posso dizer que é bom.
2. Prisioneiro – ÓTIMO. concordo também
1. Pedra Filosofal – ÓTIMO. concordo aqui

sofia
sofia
6 meses atrás

eu achei justissimo a lista, mas não consigo concordar totalemnte com o 1 lugar de a pedra filosofal, toda vez que assisto me traz um calor no coração mas com cereteza ver prisioneiro de azkaban é definitivamente o melhor

Julia
Julia
2 meses atrás

O melhor é Harry Potter e o prisioneiro de azkaban

Pin