A cartunista Raina Telgemeier retrata um momento conturbado de sua infância com bom-humor e profundidade na HQ Coragem, uma história para quem tem medo se inspirar em superá-lo.
O livro colorido apresenta uma história sobre transições, e como mudanças inevitáveis podem vir acompanhadas de uma ansiedade que afeta os mais diversos âmbitos da vida quando não é comunicada, compreendida e tratada devidamente.
Raina tem 10 anos e é uma garota introvertida. Quietinha e tímida, que adora passar o tempo assistindo a desenhos na TV e desenhando quadrinhos sobre eventos cotidianos que ela observa.
Um dia ela acorda com uma forte dor no estômago. O que parecia ser uma simples virose se torna o início de um looping de medos irracionais em torno de uma palavrinha que começa a letra “v”, quando ela continua a passar mal na escola no dia seguinte.
Enquanto isso, ela ainda tem que lidar com o estresse do ambiente caótico em sua casa, com uma menina implicante da escola, com as transformações e algo completamente novo: puberdade.
A menina fica atormentada com milhares de neuras. Tem medo de ir para a escola, de comer, de perder as amigas, de apresentar um trabalho para a classe e até de entrar em casa. Uma coisa leva a outra, até que seus pais decidem procurar uma terapeuta.
“Minhas crises de pânico vinham do nada, desde que tenho nove anos. Faltei a muitas aulas. Fiquei obcecada com cada sensaçãozinha estranha na minha barriga. Morria de medo de comer as comidas “erradas”, pois tinha certeza de que me fariam passar mal”, a autora compartilha.
Raina desenvolveu emetofobia, a fobia de vomitar. E embora seu medo seja específico, Coragem representa o ciclo de sofrimento criado pela ansiedade e os caminhos gentis de enfrentá-la.
“Coragem foi inspirado em pessoas de verdade, terapia de verdade e lembranças de verdade dos meus quinto e sexto anos do ensino fundamental, ainda que eu tenha adaptado alguns detalhes para tornar a experiência de leitura mais agradável”.
Colocando a saúde mental em destaque, a história mostra como a origem de tudo pode ser algo aparentemente bobo, mas seus efeitos podem ser devastadores se não há atenção e iniciativa por parte dos pais, quando se trata de crianças.
Embora a HQ Coragem seja dedicada à literatura infanto-juvenil, é carregada de lições para todas a idades. Com essa história divertida, reflexiva e didática, a autora deseja inspirar aqueles que tem medo, seja qual for ele.
“Quero encorajar você a falar dos seus sentimentos. Pode escrever, desenhar, fazer quadrinhos, criar músicas ou peças, ou simplesmente compartilhá-los com seus amigos. É preciso coragem para admitir como a gente se sente, e é possível que outras pessoas se identifiquem. Você só vai saber se tentar!”.
Prestigiada pela crítica, a cartunista norte-americana Raina Telgemeier também é autora de Ghosts e da adaptação de uma série de graphic novels chamada The Baby-Sitters Club.
Coragem
Tradução: Giu Alonso
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Livro Impresso: R$ 39,90
E-BOOK: R$ 24,90
Leia mais sobre Livros e HQ!