Nido é uma HQ muito bonita, tanto no sentido visual, com uma arte limpa de Laura Guarisco, quanto na mensagem que passa. O aspecto humano que a obra traz é tocante, e faz a gente refletir sobre as dificuldades, transições e a saudade.

A narrativa acompanha um jovem, que dá nome a história, enquanto emigra. Mais precisamente nos conflitos da era pós Hugo Xavez, na Venezuela, e quando o garoto – já transformado em homem – chega na Colômbia.

Nido atravessa toda a sua jornada para conseguir melhores condições de vida. Para trabalhar na sua área, Arquitetura, no novo país.

Ali era onde ele teria um salário no mínimo digno para ter uma vida simples, mas que proporcione o mínimo para uma sobrevivência agradável.

É interessante notar que a narrativa se dá em dois tempos. E a HQ muda a paleta de cores para demonstrar cada época.

O presente, onde acompanhamos a caminhada de Nido. E o passado, quando ele relembra momentos importantes de sua vida, da sua terra natal ou de sua família.

Nas quase 200 páginas que passamos com Nido, a gente se sente da família dele. Chega a sentir saudade de uma terra em que nunca vivemos, mas compreendemos, graças a nossa empatia com o personagem.

As páginas retratam as belezas da Venezuela e da Colômbia, ao mesmo tempo em que lida com um assunto sério e desesperador, de forma leve.

Por um lado, a exuberante natureza. De outro, as manifestações, mortes, perdas, falta de oportunidade e o caos que o país enfrenta.

Poeticamente, a história é marcada por pássaros.

Como símbolos de emigração, migração, mudança, transformação e principalmente liberdade, os pássaros começam e terminam a história.

Uma narrativa que aperta nosso coração, e ao mesmo tempo nos abraça com o aspecto que nos torna humanos: a emoção.

A HQ foi lançada pela HQueria, que é um selo do Grupo Editorial Alta Books, com mais de 20 anos de atuação. Para conhecer mais obras que eles publicam, é só acessar o site oficial da editora.

Confira algumas imagens da HQ Nido, de Laura Guarisco

Veja mais sobre Livros e HQs!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin