Tecnologia

Humidade pode carregar baterias, indica estudo

Um estudo realizado pela Universidade de Tel Aviv indica que a humidade pode carregar baterias. Em outras palavras, o vapor de água da atmosfera pode se tornar uma fonte viável de energia limpa.

Até o momento, a voltagem gerada no experimento é bem baixa, mas se este fenômeno ter um aumento, pode até ser usado para carregar baterias.

“Se uma bateria AA for de 1,5V, pode haver uma aplicação prática no futuro: desenvolver baterias que possam ser carregadas a partir de vapor de água no ar”, disse Colin Price, pesquisador da Porter School de Meio Ambiente e Ciências da Terra da Universidade de Tel Aviv e co-autor de um artigo sobre a pesquisa publicada na revista Nature no mês passado.

De onde veio a ideia de que a humidade pode carregar baterias

O fenômeno natural por trás da descoberta deles são porquê os relâmpagos ocorrem na natureza.

“A eletricidade nas tempestades é gerada apenas pela água em suas diferentes fases – vapor de água, gotículas de água e gelo”, disse Price. “Vinte minutos de desenvolvimento de nuvens são como passamos de gotículas de água para grandes descargas elétricas – raios – com cerca de 800 metros de comprimento”, acrescentou.

Algumas descobertas científicas que tem mais de 100 anos descobriam que gotículas de água no ar poderiam carregar superfícies metálicas. Em sua pesquisa, os cientistas de Tel Aviv se concentraram nesse fenômeno e descobriram que a tensão só se desenvolvia quando a umidade relativa do ar subia acima de 60% – condições atmosféricas extremamente comuns em todo o mundo.

Materiais como zinco e aço aço inoxidável adquiriam uma carga de cerca de um volt, de acordo com a descoberta deles.

“A água é uma molécula muito especial”, disse Price. “Durante colisões moleculares, ela pode transferir uma carga elétrica de uma molécula para outra. Através do atrito, pode acumular um tipo de eletricidade estática”.

Ele suspeita que a carga colhida na umidade do ar pode ser usada como fonte de energia renovável.

Os pesquisadores dizem que a tecnologia pode ter impacto nos países em desenvolvimento, onde muitas comunidades não têm acesso regular à eletricidade, mas a umidade é alta.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin