As inteligências artificiais estão dominando os videogames e superando as habilidades humanas. A DeepMind, IA da Google, tem avançado rapidamente no aprendizado de jogos eletrônicos e de tabuleiro.

Segundo uma pesquisa publicada na revista Science, o algoritmo conseguiu superar humanos em jogos multiplayer.

Enquanto jogou partidas no modo “Capture a bandeira” de Quake III Arena, da id Software, a IA não só foi vencedora das partidas como também se mostrou capaz de montar estratégias próprias para vencer os adversários humanos e participar de times.

O algoritmo foi treinado por uma técnica chamada ‘aprendizado por reforço’, que consiste em absorver regras do jogo através de milhares de horas de gameplay. Durante as partidas do jogo, ele seleciona as técnicas efetivas usadas pela própria equipe, descartando as que não ajudavam tanto.

Por meio deste método, a IA conseguiu organizar estratégias para atacar a base inimiga quando a captura da bandeira estava próxima e proteger o colega que estava com o item em direção ao ponto de chegada.

A IA da Google já conseguiu vencer humanos em jogos de tabuleiro complexos como o Go e o xadrez. E também derrotou por 5 a 0 jogadores profissionais de Starcraft II em um evento feito em parceria com a Blizzard, desenvolvedora do game.

A equipe de pesquisadores por trás do projeto, espera que o treinamento bem-sucedido da IA com jogos multiplayer seja usado como apoio de trabalhos humanos em outros sistemas futuramente, como tarefas de automação.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin