Um concurso de arte no Colorado está gerando revolta, já que o grande vencedor usou uma IA – Inteligência Artificial para ganhar o prêmio. Jason Allen se inscreveu já afirmando que usaria o aplicativo Midjourney para participar, porém os jurados e organizadores não tinham o conhecimento disso e permitiram o uso, gerando revolta em toda uma comunidade de artistas.
A razão é óbvia: o computador venceu os humanos em uma disputa cultural. Onde está Will Smith agora para refutar o robô? A obra, chamada de “Théâtre D’opéra Spatial” realmente é belíssima e Allen afirma ter semanas de trabalho configurando o bot para criá-la, assumindo que também é responsável pela sua criação. Ao The New York Times, ele afirma que não está arrependido. “Não vou me desculpar por isso. Eu ganhei e não quebrei nenhuma regra”.
A IA no campo artístico
É possível que, a partir disso, seja criada uma categoria própria para utilizar IA em concursos do gênero. Porém, o prêmio continuará nas mãos de Allen e a organização já afirmou que não tem como clamar ele de volta. Enquanto isso, o próprio artista continua provocando a comunidade. “Isso não vai parar. A arte está morta, gente. Acabou. A inteligência artificial ganhou e os humanos perderam”.
Veja mais em Arte!