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Identidade forte para a marca: porque é tão importante? - Nerdizmo

A ideia que origina o surgimento de uma determinada empresa online pode ser fantástica, bem como os produtos por esta comercializados. Ainda assim, estes aspectos não serão suficientes para garantir que uma empresa consegue ser bem sucedida perante as lógicas de mercado atuais.

Na atualidade, com a saturação imensa a que o mercado assiste devido ao aparecimento de milhares de novas empresas todos os dias, a gestão empresarial é cada vez mais desafiante.

Além da criação de uma empresa é necessário, na atualidade, que se construa uma identidade forte para a marca, que possa vir a torna-la memorável, distinta e única aos olhos dos seus consumidores.

Hoje em dia, se não existir esta caraterística de unicidade, uma empresa poderá estar condenada ao insucesso, sendo comum, segundo a SEBRAE, que as empresas não durem mais do que um ano ou um ano e meio no Brasil.

As técnicas de marketing são um dos pontos importantes para garantir o sucesso da empresa mas, antes deste passo, outro passo importante impera: a criação de uma identidade para a marca.

Criar a identidade da marca implica, no fundo, fazer o seu bilhete de identidade: um nome, um logótipo, um slogan e uma imagem digital forte. Daqui, depois, poder-se-á partir para outros aspetos, como a escrita para SEO, a criação e redes sociais, a gestão logística e a promoção.

Partir do primeiro passo de forma forte e estruturada, com uma marca que tenha uma identidade efetivamente válida aos olhos do consumidor é um dos primeiros passos para o sucesso. Vale a pena recordar que, por entre a vastidão de empresas digitais, os aspetos que fazem com que os clientes identifiquem a marca e se identifiquem com ela são mais importantes do que nunca.

A criação de uma identidade de marca forte impera. Para que saiba como pode criar este tipo de identidade, iremos, hoje, explorar alguns dos aspectos mais importantes a considerar neste processo e que podem ajudar a garantir que está a construir uma marca de sucesso.

Logótipo: uma imagem que identifica a marca

Se está a começar a construir a identidade da marca, criar um logo é um passo fundamental.

O logotipo da marca é um dos aspectos mais importantes da identidade de uma marca ou empresa, já que tudo o que o compõe, desde o aspecto visual, ao seu formato, a sua cor ou o lettering das siglas ou palavras, irá criar algum tipo de resposta emocional em quem com ele se depara.

Este tipo de característica da marca é distintivo e pode fazer com que, por entre as várias lojas online que nascem todos os dias,uma determinada loja se destaque das demais.

Afastando-se dos modelos mais batidos, o dono de uma loja online deve, por isso, criar uma imagem que se adeque logicamente à sua empresa e que seja sólida e original. Esta parte do design digital da empresa terá, mais tarde, um papel a cumprir na própria promoção da marca, sendo um dos aspectos que o marketing mais contempla, no momento da criação de conteúdos promocionais.

Embora muitas pessoas descurem este elemento, por julgarem que se trata apenas de uma formalidade e por acreditarem que implica a contratação de criativos, a verdade é que este é um elemento importante e que pode conseguir, na própria Internet, de forma gratuita, através dos geradores de logotipo.

Nome: o principal elemento de uma identidade de marca

Evidentemente, não basta que uma marca tenha uma imagem forte. O nome é, talvez, o primeiro e mais importante entre todos os elementos a considerar quando se cria uma marca online.

O nome de uma determinada empresa pode contribuir para o seu sucesso e é muito importante que se evitem erros comuns, como os de imitar nomes de grandes marcas, já conhecidas do grande público. A unicidade e a diferença são dois dos princípios mais importantes no momento de dar nome a uma empresa.

O nome de uma marca tem de estar relacionado com a sua atividade (ou, pelo menos, com o setor de operação), deve ser apelativo para os clientes, ter uma sonoridade impactante e ser fácil de decorar. Estas características farão com que o público tenha maior facilidade em recordar o nome da marca e sinta maior tendência para fazer, através dela, as suas compras online.

Slogan: um elemento informativo e sonante

Por fim, já com um nome e um logótipo definidos, a criação de um slogan pode ajudar uma empresa a dizer ao seu público mais sobre as suas ideias, princípios e intenções.

O slogan é uma frase – usualmente curta e sonante – que fica no ouvido do cliente. Esta tem um pendor informativo e usa, várias vezes, elementos divertidos e cativantes.

O slogan é, assim, outro elemento que pode ajudar a destacar a marca e que faz intrinsecamente parte da sua identidade.

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