O Exterminador do Futuro foi lançado em 1984 com pouca promoção e baixo orçamento. Uma produção corajosa de um recém-estrelado diretor que na época morava em seu próprio carro. Ultrapassando todos os obstáculos, inclusive a limitação dos recursos gráficos da época, o filme foi consagrado como revolucionário – e conquista seu lugar de respeito.

A mitologia de Cameron imaginava um futuro onde as máquinas se voltaram contra os humanos, uma era de fome e medo, e construíram um arsenal bélico que o armamento humano não era capaz de combater.

O filme lançava uma atmosfera de terror sobre o público com as inteligências artificiais do futuro, carregada especialmente por uma máquina vinda de 2029 que assumia a forma de um fisiculturista austríaco com o objetivo de alterar o futuro.

Ainda que hoje os efeitos especiais possam parecer precários, para sua época eles eram considerados inovadores. A equipe teve muita sagacidade na hora de abusar da criatividade: como quando a máquina, após ter a roupagem humana derretida no incêndio, persegue Sarah Connor e Kyle Resse em um processo magnífico de stop-motion.

O ritmo acelerado repleto de tensão, acompanhado pela inexpressiva atuação de Schwarzenegger deram origem a uma obra memorável da década de 80.

I’ll Be Back: 18 curiosidades sobre O Exterminador do Futuro
18 curiosidades sobre O Exterminador do Futuro

1. A ideia surgiu um pesadelo

“Os pesadelos são um recurso comercial”, costuma dizer Cameron. De fato. A ideia para o filme surgiu em um sonho que o diretor teve em Roma, durante o lançamento de seu primeiro longa, Piranha II. No sonho, ele viu “uma figura de metal da morte saindo de um incêndio”.

2. O Exterminador do Futuro foi acusado de plágio

Harlan Elisson acusou o filme como uma imitação de um episódio de The Outer Limits, que ele havia escrito em 1964, intitulado “Soldier”, uma adaptação de seu conto “Soldier From Tomorrow”, escrito em 1957. A Orion Pictures e o autor fizeram um acordo extrajudicial por uma quantia de dinheiro não revelada publicamente. Mais tarde, Cameron se referiu a Elisson como um “parasita que pode beijar minha bunda”.

3. Cameron vendeu o script por U$1

Reza a lenda que o agente de Cameron na época odiou a ideia do filme, e foi demitido. O diretor, que na época morava em seu próprio carro, insistiu no roteiro. Mas, em vez de vender por uma quantia decente a alguns estúdios que se interessaram, ele vendeu à produtora Gale Anne Hurd por 1 dólar, com a condição de que ele pudesse dirigir o filme como ele bem entendesse.

4. Lance Henriksen foi o primeiro ator a se vestir como o Exterminador

O ator surpreendeu em um teste de audição usando uma jaqueta de couro e folhas de ouro nos dentes. Dizem que o desempenho foi tão convincente, que a secretária deixou cair a máquina de escrever da mesa. Henriksen acabou assumindo o papel do detetive Hal Vukovich.

5. O estúdio queria que o herói tivesse um cão cyborg como companheiro

Cameron recebeu alguns pedidos do estúdio: que cenas impressionantes na fábrica fossem cortadas – que o diretor recusou -, e que Kyle Reese tivesse um companheiro canino cyborg – o que também não aconteceu.

6. O estúdio também queria O.J. Simpson como o Exterminador

Mike Medavoy, co-fundador da Orion, admitiu há um tempo que na época ele sugeriu O.J. Simpson para interpretar o vilão. Cameron desconsiderou o pedido, porque o ator parecia um cara muito gentil e não se encaixava no papel.

7. Schwarzenegger queria interpretar Kyle Reese

O ator estava gravando em paralelo o filme Conan, no qual interpretava o heroico personagem, e não via muito bem a ideia de encarnar um vilão. Cameron insistiu, e ele obviamente acabou aceitando.

8. Sting recebeu uma proposta de U$350.000 para interpretar Kyle Reese

Na época, ele ainda tocava baixo e escrevia músicas com o The Police, e também estava comprometido a estrelar em Dune. Bruce Springsteen também foi considerado, apesar de não ter experiência em filmes. A lista é longa: Matt Dillon, Kurt Russell, Tommy Lee Jones, Mickey Rourke, Michael O’Keefe, Scott Glenn, Treat Williams, Christopher Reeve e Mel Gibson. Até finalmente chegar em Michael Biehn, que conquistou o papel.

9. Os atores principais tinham dúvidas sobre o filme

No livro True Myths of Arnold Arnold Schwarzenegger, o escritor Nigel Andrews conta que quando o ator foi entrevistado no set de Conan, ele se referiu ao Exterminador como “um filme de merda” que ele estava fazendo. Linda Hamilton admitiu que era um pouco ‘esnobe’ e tinha aspirações shakespearianas em sua carreira, e tinha dúvidas sobre filme que estava prestes a fazer. Quando Michael Biehn contou a seus amigos atores que estava gravando um filme com Schwarzenegger, eles disseram “Bem, boa sorte com isso”.

10. Schwarzenegger queria mudar a frase “I’ll be back”

Como tinha dificuldades em pronunciar “I’ll”, ele perguntou ao diretor se poderia mudar a fala para “I will”. Mas Cameron respondeu: “Eu não te digo como atuar, não me diga como escrever”, e garantiu que muitas tomadas seriam gravadas até que a pronuncia soasse boa. Não dá para imaginar a frase de outro jeito, de fato. O sotaque do ator, inclusive, ajudou a frase a se tornar icônica.

11. Schwarzenegger apenas disse 58 palavras no filme inteiro

Inexpressivo, impiedoso e monossilábico: tal como uma máquina o ator disse um pouco mais de 17 frases ao longo do filme. Sendo que duas delas foram dubladas: a da cena do policial e quando ele engana Sarah imitando sua mãe.

12. O baixo orçamento custou os dedos de um membro da equipe

A mão do Exterminador que é massacrada com um tubo de chumbo por Kyle Reese era na verdade a de Tom Woodruff Jr., um dos técnicos de efeitos especiais, que se ofereceu para a cena. Naturalmente, ele perdeu a sensibilidade dos dedos. Será que voltou?

13. O trailer do teaser foi narrado pela voz do Optimus Prime

Mas foi dando a voz para o herói líder dos Autobots no universo Transformers que o dublador Peter Cullen ficou conhecido.

14. Cameron queria dois Exterminadores

A ideia original era que a Skynet enviaria duas máquinas: um cyborg com aparência humana e outro de metal líquido, capaz de mudar de forma. Mas os recursos de computação gráfica eram limitados, e Cameron teve que esperar até o segundo filme, lançado 7 anos depois, para que o homem de metal líquido pudesse aparecer.

15. Neblina de inseticida

O baixo orçamento não era brincadeira. Na cena em que Sarah e Reese saem da ponte onde passaram a noite, atravessam uma nuvem de neblina – que na verdade era inseticida. A cidade da locação passava por infestações de moscas, e ao invés de esperar o efeito passar, a produção aproveitou a fumaça para o efeito.

16. Uma lista longa de atrizes que poderiam ser Sarah Connor

40 atrizes foram consideradas para o papel que Linda Hamilton conquistou, entre elas: Bridget Fonda, Kate Capshaw, Susan Sarandon, Glenn Close, Rhea Perlman, Sigourney Weaver, Cybill Shepherd, Anjelica Huston, Lori Loughlin, Kim Basinger, Jodie Foster, Melanie Griffith, Christie Brinkley, Diane Keaton, Goldie Hawn, Jamie Lee Curtis, Jessica Lange, Sissy Spacek, Kay Lenz, Liza Minnelli, Mia Farrow, Barbara Hershey, Miranda Richardson, Rosanna Arquette, Meg Ryan, Heather Locklear, Jennifer Grey, Madonna e Geena Davis.

17. No hiato de Exterminador, Cameron escreveu o script de Aliens, O Resgate

Como Schwarzenegger estava ocupado com as gravações de Conan, o filme foi adiado por 9 meses. Nesse meio tempo, Cameron colocou algumas ideias no papel e começou a escrever um roteiro: que deu origem ao texto de outro filme fantástico do diretor.

18. Schwarzenegger treinou pesado com armas para o filme

O ator se empenhou em um treino de um mês para se preparar para o papel. Nas primeiras duas semanas, ele treinou o desmonte e montagem das armas com os olhos vendados até que conseguisse fazer tudo automaticamente. Ele também passou horas no campo de tiro, usando diferentes armas, carregando e puxando o gatilho sem olhar para elas. O cara ainda conseguiu se tornar ambidestro. Uma máquina ou não?


E você, acha que O Exterminador do Futuro envelheceu bem?


Leia mais sobre Cinema e TV!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin