O fotojornalista Mustafa Hassona capturou uma belíssima epoderosa imagem do protesto de gaza que viralizou na Internet ao ser comparadacom uma pintura de Eugene Delacroix na revolta de Paris de 1830: A Liberdade guiando o povo às barricadas (1831).
A fotografia traz um jovem de 20 anos, Aed Abu Amro, com o peito nu, segurando a bandeira palestina com um braço e girando uma pedra com o outro braço.
A fotografia do protesto em gaza comparada a famosa pintura
A imagem faz parte dos protestos violentos recentes que ocorrem em uma praia na fronteira com Israel, quando os manifestantes queimaram pneus e atiraram pedras contra as forças israelenses – enquanto o exército respondia com gás lacrimogênio e tiros.
O protesto pede que Israel permita que palestinos refugiados possam retornar ao seu lar ancestral.
“Fiquei surpreso que minha imagem se tornouviral”, disse Abu Amro à rádio pan-árabe. “Eu participo deprotestos semanais, às vezes mais, eu nem sabia que havia um fotógrafo perto demim. A bandeira que eu estava usando era a mesma que eu sempre tenho em todosos outros protestos que participei. Meus amigos zombam de mim e dizem queé mais fácil atirar pedras sem ter uma bandeira na outra mão, mas eu meacostumei”.
Ao menos 217 palestinos foram mortos em confrontos por tropas israelenses desde o início dos protestos, de acordo com Ministério da Saúde da ONU e o Hamas em Gaza. E um soldado foi morto a tiros por um palestino.