Cinco astrônomos amadores se dedicaram a um longo e trabalhoso processo para criar uma imagem detalhada da Grande Nuvem de Magalhães.

Nomeada pela NASA de Astronomy Picture of the Day, a imagem mostra profundidade, cores e detalhes da galáxia anã satélite que orbita em torno da Via Láctea e pode ser vista como uma nuvem sutil para quem mora no hemisfério sul.

O grupo que capturou a imagem é formado por membros da Ciel Austral, uma associação de amantes da astronomia que operam um observatório no Chile. Eles já utilizaram seus conhecimentos sobre os astros para criar imagens memoráveis do espaço, como essa mais recente.

Eles passaram cinco meses em 2017 e cinco meses em 2018 registrando 3.936 frames da galáxia para compor um mosaico 4 x 4. Foram necessários 2 computadores para pré-processar cerca de 620 gigabytes de dados, um processo que durou dois meses.

O grupo calcula que ao todo levaram 1060 horas de tempo de exposição com o telescópio de 160mm para obter a imagem que desejavam. 

Todo esse tempo de dedicação resultou em uma foto de 204 megapixels e medidas de 14400 x 14200 pixels, que oferecem uma visão nítida sobre uma localização singular do espaço.

Astrônomos amadores criaram imagem nítida da Grande Nuvem de Magalhães
A Grande Nuvem de Magalhães – “Astronomy picture of the Day”
Astrônomos amadores criaram imagem nítida da Grande Nuvem de Magalhães
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin