O estúdio de cinema 20th Century Fox criou uma Inteligência Artificial para saber quais filmes as pessoas assistirão – ou seja, qual a probabilidade de cada filme ser bem-sucedido antes mesmo do lançamento.
A IA, chamada de Merlin, ainda está em desenvolvimento, mas tem mostrado resultados interessantes nos testes.
O trabalho de Merlin é assistir trailers de filmes e marcar diferentes aspectos. Ele então assiste a outros trailers para determinar o interesse do público.
O objetivo disso é ajudar os estúdios de cinema a correr menos riscos quando fazem novos filmes.
O teste foi realizado usando o trailer do Logan, e a IAdefiniu algumas palavras chave que surgem no trailer, respectivamente em quesitofrequência: árvore, pelos faciais, carro, homem, veículo, atmosfera, mamífero,barba, floresta e luz.
Depois de analisar o trailer, o estudo indicou quais filmes a audiência de Logan provavelmente assistiriam também:
Quais filmes as pessoas assistirão
Há muito o que ser melhorado ainda, mas possivelmente podemos ter no futuro uma produção de filmes ainda mais mercantilizada e massificada – o que no nosso ponto de vista é simplesmente horrível.
Já sofremos e muito com filmes todos iguais, especialmente aqueles vindos de Hollywood que seguem a mesma fórmula e se tornam bem previsíveis.