Jabba the Hutt e os Jedi tem uma história um pouco mais longa do que aquela que vemos em O Retorno de Jedi. E isso é mostrado na série de HQs Star Wars Legends, que traz um pouco mais de informações sobre essa relação.
A adaptação em quadrinhos de O Retorno de Jedi inclui uma linha de Jabba que não chegou à versão final do filme.
A primeira edição da adaptação de quatro edições de O Retorno de Jedi da Marvel, por Archie Goodwin, Al Williamson e Carlos Garzón, inclui um detalhe interessante quando Luke Skywalker confronta Jabba the Hutt, em uma tentativa de resgatar Han Solo.
Depois que o truque mental Jedi de Luke falha em atingir Jabba, o senhor do crime faz uma observação de que ele estava matando Jedi “quando ser um Jedi significava algo”.
Jabba the Hutt e os Jedi têm uma história não muito explorada
Nem o cânone nem as continuidades do Legends mostram a declaração de Jabba, mas a idade de Jabba combinada com as longas histórias da Ordem Jedi e do Cartel Hutt significa que ele provavelmente ordenou a morte de muitos Jedi durante o auge do poder e influência da antiga Ordem Jedi.
Tanto no cânone quanto no Legends, Jabba the Hutt nasceu em 600 ABY, durante os milênios de paz após a aparente destruição da Ordem Sith durante a Campanha de Ruusan.
A essa altura, a Ordem Jedi trabalhou em estreita colaboração com a República Galáctica como pacificadores e o Cartel Hutt, com todo o seu poder corrupto, procurou evitar o confronto direto e o antagonismo com os Jedi.
Jabba the Hutt expressa especificamente esse sentimento antes dos eventos da trilogia dos episódios I, II e III, ao encontrar o mestre Jedi Ki-Adi-Mundi no arco de história “Outlander” de 1999, da série Star Wars lançada pela Dark Horse Comics.
No entanto, isso acaba sendo um estratagema da parte de Jabba.
“Outlander” é escrito por Timothy Truman com arte de Tom Raney, Rod Pereira, Rick Leonardi e Al Rio. Na história, Jabba the Hutt, com uma grande quantidade de negação plausível, tenta sem sucesso matar Ki-Adi-Mundi para acabar com sua intromissão nos esquemas do Cartel Hutt.
Dados os séculos de experiência de Jabba the Hutt como um senhor do crime, e o fato de que ele acredita que seu ataque a Ki-Adi-Mundi funcionará, é justo supor que sua vanglória para Luke Skywalker está correta e que ele de fato orquestrou o mortes de vários Jedi antes de sua queda no final das Guerras Clônicas.
Infelizmente, como a continuidade de Star Wars Legends está praticamente extinta e nenhuma história mostra diretamente Jabba the Hutt dando a ordem para matar Jedi, o verdadeiro significado por trás é deixado para a imaginação dos leitores.
Veja mais sobre Star Wars!