A Jacob & Co. acaba de elevar o conceito de “relógio statement” a um patamar quase surreal. Apresentamos o Bugatti Tourbillon Baguette, um relógio de pulso que não se contenta em apenas marcar horas, ele praticamente desfila um motor V16 em funcionamento, envolto em 17 quilates de diamantes e rubis.
Com uma caixa de 52 x 44 mm em ouro branco 18K, a peça reproduz fielmente elementos do hypercar Bugatti Tourbillon, incluindo grades, radiadores e até mesmo os faróis traseiros, estes, representados por 18 rubies incrustados. Mas o verdadeiro espetáculo acontece no mostrador: um bloco de cristal de safira revela 16 pistões em movimento, acionados por um comando de 22,37 mm, que se animam com o pressionar de um botão.
Além do “mini-motor”, o relógio abriga um tourbillon voador de 30 segundos (o mais rápido da marca), reserva de marcha de 80 horas e laterais transparentes que emulam os vidros do carro. Tudo isso, é claro, brilhando sob a luz graças aos diamantes baguete, cortados e dispostos para maximizar o impacto visual.
Como era de se esperar, não se trata de um acessório para todos os dias, ou todos os bolsos. Apenas 18 unidades serão produzidas, e o preço… bem, se você precisa perguntar, certamente não é para você.
A Jacob & Co. mais uma vez prova que, no mundo dos relógios de alta relojoaria, os limites entre engenharia, ourivesaria e puro espetáculo são cada vez mais difusos. E nós, meros mortais, podemos ao menos admirar pela tela.




Veja mais sobre moda.