James Cameron adquiriu os direitos dos livros Last Train From Hiroshima e Ghosts of Hiroshima, de Charles Pellegrino, e planeja dirigir um filme baseado neles assim que concluir seus projetos relacionados a Avatar.

Ele usará os dois livros como base para o desenvolvimento de um filme que será descrito como “um filme teatral sem concessões”. O título do longa será Last Train From Hiroshima, marcando a primeira produção de Cameron fora do universo Avatar desde Titanic, lançado em 1997.

A trama se concentra na história real de um homem japonês durante a Segunda Guerra Mundial que sobreviveu à explosão atômica em Hiroshima, pegou um trem para Nagasaki e também sobreviveu ao segundo ataque nuclear na cidade.

Em uma declaração, Cameron comentou: “É um tema que eu sempre quis explorar em um filme, e há anos venho pensando em como abordá-lo. Conheci Tsutomu Yamaguchi, um sobrevivente de Hiroshima e Nagasaki, poucos dias antes de sua morte. Ele estava no hospital e entregou a nós a responsabilidade de contar sua história pessoal. Não posso deixar de fazer isso.”

Durante a visita a Yamaguchi, Cameron e Pellegrino se comprometeram a “passar adiante a experiência única e dolorosa dele para as futuras gerações”. Last Train From Hiroshima é descrito como “um impressionante retrato em primeira pessoa, envolto em uma prosa elegante”. A autoridade científica de Pellegrino e sua relação próxima com os sobreviventes das bombas tornam seu relato um dos mais emocionantes e completos já escritos.

No centro da narrativa estão os relatos de testemunhas oculares que vivenciaram as explosões nucleares, tanto os civis japoneses no solo quanto os pilotos americanos no ar. Sabe-se que 30 pessoas fugiram de Hiroshima para Nagasaki, onde chegaram a tempo de sobreviver à segunda bomba. Um desses sobreviventes foi Tsutomu Yamaguchi, a única pessoa a experimentar os efeitos das duas explosões a partir do epicentro. Na segunda explosão, ele estava em uma escada que, de alguma forma, o protegeu enquanto o prédio ao redor desmoronava.

Ghosts of Hiroshima de Pellegrino será lançado em agosto de 2025 e se baseará nos relatos de sobreviventes e nas novas descobertas da arqueologia forense.

O CEO da Blackstone, Josh Stanton, expressou entusiasmo ao afirmar que toda a equipe da editora está “honrada em ser a responsável pela publicação de Ghosts of Hiroshima, que servirá como parte do material de referência para o épico filme de James Cameron.”

Os relatos de sobreviventes tanto no solo quanto no ar estão no centro das duas obras. As bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki mataram entre 150.000 e 246.000 pessoas.

Veja mais sobre cinema!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin