Os olhos dos estudantes no Japão estão deteriorando e o governo acredita que o principal fator disso é que os smartphones prejudicam a visão.
De acordo com um estudo recente realizado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do país, cerca de 25% dos estudantes locais têm a capacidade de visão abaixo dos padrões comuns.
Pior ainda, pouco mais de 67% dos alunos do ensino médio e mais de 34% dos alunos do ensino fundamental não atingiram o mínimo padrão.
O governo atribui esta negativa tendência no “aumento do tempo olhando para as telas dos smartphones e para os jogos móveis”.
O Japão tem um enorme mercado para os jogos mobile: é o terceiro no mundo inteiro, de acordo com informações da agência de pesquisas Newzoo. E um grande número de pessoas (41% dos homens e 32% das mulheres) jogam no celular.
Vale ressaltar, porém, que o aumento no tempo olhando para a tela ainda não provou estragar a visão – embora especialistas alertem que longos períodos de exposição à luz azul emitida por smartphones podem causar cansaço visual ou fadiga.
O Japão não é o único país em abordar o problema. A China, o maior mercado de jogos para smartphones do mundo, ameaçou tomar medidas reais para proteger a visão das crianças, inclusive regulando o número de jogos online e novos lançamentos, e limitando o tempo de jogo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o país tem a maior taxa de miopia da infância no mundo.