Para quem está sempre acompanhado de uma boa música, o fone Jaybird X3 é uma ótima opção; sem fio, ergonômico e com uma variedade de perfis de som.
Testamos o novo fone da Jaybird, empresa comprada pela Logitech ano passado, e aqui estão alguns pontos fortes do produto.
Jaybird X3: sem fio, prático e vários perfis de som
Design Ergonômico
Voltado para a prática de esportes, o design é muito ergonômico, pois é pensado para encaixar bem na orelha e não deixar cair enquanto você anda, corre, ou pratica exercícios mais pesados. Além de ser resistente à água, pode te acompanhar em dias chuvosos e o suor não debilita sua funcionalidade. O fio é mais achatado e grosso que a versão anterior, X2, o que também favorece para a durabilidade. Tudo isso contribui para deixar os seus exercícios mais prazerosos.
O fone vem com três ponteiras de silicone, três ponteiras de isolamento feitas de espuma que ajudam a abafar o som, e três barbatanas auriculares que auxiliam no encaixe e podem ser usadas em duas posições; por cima ou por baixo.
No entanto, demorei um pouco para conseguir encontrar o encaixe perfeito para minha orelha. É preciso ter paciência para encontrar a posição e ponteiras que sejam mais confortáveis. Mas calma que a Jaybird elaborou um manual para te ajudar nessa missão.
Dois prendedores estão incluídos para te ajudar a encontrar o tamanho certo que envolva sua cabeça e não deixe o fio solto.
Todos estes acessórios vem em uma bolsinha que é ótima para guardar o fone também, já que ele é bem flexível.
Qualidade do som
Em relação ao som, confesso que no começo me decepcionei um pouco, pois tinha mais agudo que grave, o que deixa a música muito estridente. Porém isso aconteceu porque ele já vem com uma configuração de som pré-definida. E para sintonizar bem com o gênero de música que você está ouvindo, ele traz outras configurações de som pré-definidas com opções como “aumentar o baixo”, ou “sessões de R&B”. Existem ainda outras opções; criar seu próprio perfil de som, selecionar perfis de outros usuários, e configurar outros perfis com o aplicativo MySound, que equaliza áudio de Android ou iOS.
Mais uma vantagem é que o som não estoura, porque o fone possui um controle de áudio que não te deixa ultrapassar o volume limite, para não agredir os ouvidos.
Nos controles, você pode aumentar (+) e abaixar (-) o volume, pular ou voltar a música segurando os mesmos botões, e ativar a Siri ou Google Now segurando o botão do meio por alguns segundos.
Usabilidade
O fone se conecta com dispositivos através do Bluetooth, pode ser pareado com até 8 dispositivos e conecta-se simultaneamente com até dois.
Para ligá-lo é bem simples, apenas segure o botão do meio por alguns segundos que uma batida aparece para comunicar que está ligado, conectado com o dispositivo, e também informa a porcentagem da bateria.
Duração da bateria
A duração da bateria é outra grande vantagem do fone, rende em torno de 8 horas de uso contínuo. No entanto, como a própria fabricante informa, a adição mais graves ao perfil de som reduz o tempo de reprodução.
Especificações técnicas
- Alcance: 10 metros
- Bluetooth: versão 4.1
- Carregador: 5V e 0,5A
- Codecs: AAC, SBC, SBC modificado
- Dimensões: auricular de 27×24 mm e cabo com 490 mm de comprimento
- Perfis Bluetooth: Viva-voz, fone de ouvido, A2DP, AVCRP, SPP
- Peso: aproximadamente 13 gramas
- Recarga rápida: 20 min = 1 hora de uso
- Tempo de espera: 110 horas
- Tempo de recarga: 2h30min
- Tempo de reprodução: 8 horas
Se você está a procura de um fone de ouvido sem fio de boa qualidade, pelo valor de US$ 130 o Jaybird X3 é uma ótima opção. O preço pode ser um tanto salgado, mas vale muito a pena investir em algo durável e com tantos atributos.
No geral, o Jaybird X3 ainda é uma ótima companhia para ir à academia, fazer uma caminhada, andar de bike, praticar BBG, CrossFit e até pegar uma praia.