Jayme Leão, um dos foi responsáveis por parte da ilustração das capas da Coleção Vagalume, da editora Ática, faleceu nesta semana aos 68 anos. Ele teve complicações renais e não resistiu, de acordo com o jornal Correio Brasiliense.
A Coleção Vagalume foi concebida entre os anos 1970 e 1980 e foi importantíssima para muitas crianças da época — incluindo a redação do Geekness, que devorava os livros da série na adolescência e começava a descobrir os prazeres da leitura.
O artista criou as ilustrações de livros como “Um Cadáver Ouve Rádio”, “O Rapto do Garoto de Ouro”, “Menino de Asas”, entre outros.
Jayme Leão e a Coleção Vagalume
Leão sofreu traumatismo craniano em janeiro deste ano, chegou a perder a memória e, após ter recebido alta, foi internado novamente por apresentar quadros de desidratação. Infelizmente, a insuficiência renal tirou sua vida.
Nascido em Recife em 18 de março de 1945, o ilustrador começou a trabalhar no jornal “Liga” aos 15 anos. Passou pela “Folha de São Paulo” e “Estado de São Paulo” durante sua carreira.
Ele deixa sete filhos, sete netos e um bisneto.