Depois de usar espaços de coworking e caronas ao invés de escritórios e carros, os jovens agora estão alugando pequenos pods ao invés de apartamentos para morar.
A informação vem da rádio NPR, que revela este fenômeno em cidades como Los Angeles e outras dos Estados Unidos. Levando isso em conta, não deve demorar muito para isso atingir o mundo e cidades grandes do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.
A procura de pods ao invés de apartamentos
Por meio de um serviço chamado PodShare, as pessoas trocam o conforto e privacidade de uma casa ou apartamento por camas ou beliches com cozinhas e banheiros compartilhados com outras pessoas.
Claramente isso acontece pelos preços absurdos dos aluguéis nas cidades grandes, enquanto os estudantes cada vez mais ficam sem dinheiro – um reflexo de um estilo de vida em que não conseguem manter.
De acordo com a NPR, há também outras razões para os estudantes procurarem esses lugares:
“A convivência combina muito com a sensação de que agora estamos nos movendo para uma economia de experiência, em vez de uma economia de posses”, disse Jill Pable, professora da Universidade Estadual da Flórida, à NPR. “Isso está ligado, por exemplo, ao pequeno movimento da casa”, ela disse, “e uma grande ênfase na viagem hoje em dia”.
Ao nosso ver, no entanto, isso apenas é resultado de uma sociedade de consumo gerida pelo capitalismo.
Cada vez mais trabalhadores tem menos direitos e menos dinheiro. E as empresas visam pelo lucro, em troca da liberdade, conforto e dignidade das pessoas.
Veja mais sobre sociedade.