Star Wars se fundiu ao Kabuki, o teatro tradicional japonês, em uma única apresentação na cidade de Tóquio. A adaptação focou nos últimos episódios da nova trilogia, O Despertar da Força e Os Últimos Jedi.

Os sabres de luz viraram espadas com lâminas coloridas e os nomes dos personagens se trasformaram em: Kairennosuke (Kylo Ren), Ruku (Luke), Reian (Leia), Hanzo Re (Han Solo), Reina (Rey) e Sunokaku Sn (Snoke).

Quem está por trás do espetáculo é Ichikawa Ebizō XI, o ator mais famoso de kabuki do Japão e um fã declarado da saga de George Lucas.

“Gosto do conflito entre os Jedi e o Lado Negro da Força. No kabuki também há muitas histórias da luta entre o bem e o mal, e é interessante ver como até os Jedi bons podem ser atraídos para o lado negro por medo e preocupação”, ele diz.

A origem do teatro kabuki remonta ao século XVII, e tradicionalmente as peças contam histórias de gueixas e samurais. Roupas coloridas, maquiagens marcantes, performances com movimentos exagerados e precisos e constantes interações dos atores com a plateia são característicos dos espetáculos.

Traduzido como “a arte de dançar”, cada diorama individual da palavra significa canto (ka) (歌), dança (bu) (舞) e habilidade (ki) (伎). Já proibido em 1629 pelas paródias de temas religiosos com danças sensuais, atualmente o Kabuki é um espetáculo popular que combina realismo, dança, música, mímica e encenação.

É muito bonito ver como a arte tradicional japonesa se harmoniza com as narrativas de Star Wars – um universo que transcende geração, lugar e cultura por mais de 40 anos. Não é nenhuma surpresa que ambos se misturem tão bem, levando em conta que a saga de George Lucas é inspirada no cinema japonês, mais precisamente nas obras do renomado diretor Akira Kurosawa.

Geralmente, as peças não podem ser gravadas. Mas, para nossa sorte, o espetáculo Kairennosuke and the Three Shining Swords está disponível inteiramente no YouTube.

Assista ao Star Wars versão kabuki no player abaixo – infelizmente, ainda não tem legendas, mas é possível apreciá-lo como uma obra visual.

https://youtu.be/alZe87qJsh0

Leia também: Sabia que Star Wars foi baseado no cinema japonês?

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin