Mundo Geek Sociedade

Kellogg’s é investigada nos EUA por propaganda enganosa dizendo que produtos são ‘saudáveis’

A gigante de alimentos WK Kellogg Co. (Kellogg’s) está na mira do procurador-geral do Texas, Ken Paxton, por supostamente promover cereais açucarados como Froot Loops, Apple Jacks e Frosted Flakes como opções “saudáveis”, apesar de conterem corantes artificiais controversos.

Substâncias como Red 40, Yellow 5 e Blue 1 — derivadas de petróleo e associadas em estudos a problemas comportamentais, obesidade e até câncer — continuam presentes nos produtos vendidos nos EUA, mesmo após a empresa ter prometido eliminá-los até 2018.

A investigação expõe uma contradição: enquanto versões desses mesmos cereais são livres de corantes na Europa e no Canadá, os americanos ainda consomem fórmulas com aditivos questionáveis. Paxton acusa a Kellogg’s de enganar os consumidores e violar as leis de proteção ao consumidor do Texas:

“Corantes artificiais têm impactos devastadores na saúde, e nenhum alimento que os contenha deve ser vendido como ‘saudável’. Haverá consequências para empresas que distorcem a verdade sobre seus produtos e contribuem para um sistema alimentar que prejudica os americanos”, declarou.

O caso reflete um movimento mais amplo liderado pelo governo federal, como a campanha “Make America Healthy Again” do secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr., que pressiona por rotulagem mais transparente. “Proteger nossas crianças exige acabar com práticas enganosas que confundem famílias sobre a real qualidade dos alimentos”, acrescentou Paxton.

A Kellogg’s ainda não se manifestou publicamente, mas as repercussões podem incluir multas, mudanças nas fórmulas ou restrições à publicidade. O desfecho também pode criar um precedente legal para outros estados contestarem alegações de saúde enganosas na indústria alimentícia.

Enquanto isso, a investigação simboliza uma mudança clara: consumidores exigem mais transparência sobre o que consomem, e autoridades começam a responder a essa demanda. Será que outras marcas serão as próximas na lista

Veja mais sobre sociedade.

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin