Kingdoms and Castles é o tipo de jogo para quem quer jogar na paz. Um game de gerenciamento de império no estilo medieval que oferece simplicidade, mas não deixa de ser bonito e bem polido.

O foco aqui é desenvolver uma pequena vila, gerenciando recursos como madeira, pedra, ferro e alimentos para prosperar. Isso significa colocar os camponeses para trabalhar, sendo que cada um desenvolve funções baseadas em ordem de prioridade – que você inclusive pode definir.

Tudo começa ao inserir um pequeno castelo no meio de um mapa gerado aleatoriamente. A estratégia inicia já aí: é preciso escolher um lugar próximo de terras férteis, pedra e madeira, os recursos base para desenvolver tudo que o jogo oferece.

As primeiras construções logos surgem: casebres, uma pedreira, fazendas e pomares. Com isso, é possível coletar mais recursos e atrair novos aldeões para a vila. O ritmo começa a aumentar, e outros tipos de construções logo surgem – como carvoaria, padaria, moinho, taverna, ferreiro, pedreiro, e muito mais.

O visual do jogo é limpo, colorido e muito bonito. Acompanhado de uma trilha sonora calma, no estilo de música medieval, é fácil nem ver a hora passar enquanto você cuida do pequeno reinado.

Há diferentes tipos de dificuldade, que incluem uma jogabilidade pacífica ou mais difícil, com invasões e dragões que invadem seu território.

No caso de jogar com desafios, é preciso ter um pouco mais de planejamento e também ficar de olho nas defesas do reinado.

Dá para se defender dos invasores Vikings com enormes paredes de pedra, mas um dragão passa facilmente por ali. Então é preciso instalar torres de arqueiros nas torres ou balistas para lidar com a ameaça.

Quanto mais alto o muro, maior é o alcance das defesas, adicionando estratégia e pensamento tático à sua construção e tornando um conceito aparentemente simples em algo mais complexo.

Em quesito de progressão e variedade das estruturas, as casas variam de pequenos casebres a grandes mansões. O castelo pode ser melhorado com Câmaras de Guerra, Salas do Tesouro e Grandes Salões. Já as fazendas apresentam uma série de estruturas adjacentes como moinhos de vento e aquedutos para aumentar a produtividade.

Tudo se conecta com ruas, e dá para usar depósitos ou armazéns para guardar recursos e alimentos. Construir uma logística de entrega entre esses estabelecimentos ajuda bastante depois que a cidade fica grande.

Ou seja, a experiência do jogo é gratificante e prazerosa tanto para jogadores que querem um gameplay completamente pacífico, quanto aqueles que preferem mais desafios. Mas não se engane, até mesmo ao jogar sem ameaças, existe a possibilidade dos aldeões serem assolados por doenças, morrerem sem alimentos ou por idade.

Há também “desastres” como pragas e incêndios que não dá para se defender rapidamente se você já não tiver estruturas prontas. O que pode ser injusto. De qualquer forma, mesmo sem uma brigada de incêndio, os aldeões apagam com baldes de água – facilita ter um poço próximo.

Nós chegamos a experimentar tanto a versão para PC quanto para consoles, e ambas as versões funcionam perfeitamente. Sendo que a versão para consoles oferecem controles bem simples e fáceis de utilizar. Além de ter um desempenho ótimo no PS5, plataforma a qual testamos o game.

Vamos pontuar que este é um jogo desenvolvido por apenas duas pessoas. Levando isso em conta, ele é extremamente bem feito e bem polido. Com gráficos lindos e uma trilha sonora primorosa. Além de oferecer diversão descontraída de sobra, em especial para quem curte jogos de administração.

Kingdoms and Castles é uma experiência muito agradável. Com certeza é um dos melhores jogos que oferecem uma experiência de tranquilidade e paz, perfeito para jogar depois de um dia estressante, ou apenas para passar o tempo relaxando.

Nota: 5/5

Você encontra o jogo no: Steam | PlayStation 5 | Xbox

#Keymailer #KingdomsAndCastles

Veja mais sobre games!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin