O livro Medicina dos Horrores não é para quem tem estômago fraco. A historiadora Lindsey Fitzharris conta como era o mundo escabroso da medicina no século XIX, que se formos pensar, foi há bem pouco tempo.
A narrativa acompanha a história de Joseph Lister, cirurgião que revolucionou a história da medicina com diversas descobertas.
Em torno de Lister, girava o mundo nefasto da Inglaterra entre os anos de 1850 e 1875, quando as escolas de medicina eram imundas, os hospitais eram podres e muito mais perigosos do que a própria casa dos pacientes, quando cirurgiões roubavam corpos do cemitério para treinar suas habilidades, e existiam as casas da morte onde os estudantes dissecavam cadáveres, e anfiteatros que juntavam centenas de pessoas para assistir a procedimentos médicos rudimentares.
É interessante notar como a autora exemplifica toda a ambientação da época. Desde as ruas sujas de excrementos, produtos químicos, fuligem e tudo o que pode servir como uma sentença de morte para os cidadãos. Quais os sons que pairavam em uma sala de cirurgia, as roupas encardidas de putrefação dos cirurgiões ou o odor podre que pairava sobre tudo.
Na época, a taxa de mortalidade das pós-cirurgias eram implacavelmente altas. A infecção se disseminava como baratas.
Era mais fácil sobreviver à guerra do que nos hospitais.
Quando médicos ainda trabalhavam até sem luvas, e a profissão de cirurgião era tomada como um trabalho braçal. Afinal, tinha que ter força no braço para conseguir serrar uma perna em menos de 30 segundos.
O problema também é que esses procedimentos eram feitos sem anestesia. E sem qualquer garantia de sobrevivência. Um tiro no escuro.
De uma forma bem crua, chocante e reveladora, a história discorre sobre as descobertas de Lister em torno das infecções mortais, desde jovem até o seu ápice, quando ele atribuiu seus conhecimentos científicos para a medicina – o que salvou milhões de vidas, e salva até hoje.
Este homem encontrou muita resistência na área médica, quando simplesmente se recusavam a acreditar que essas pequenas criaturas invisíveis [os germes, bactérias] eram capazes de matar tanta gente.
Com o passar do tempo, e com uma nova geração de cirurgiões, isso começou a mudar. E se tornou um dos maiores avanços da medicina até hoje.
Joseph Lister é um herói que nunca ouvimos falar.
Sobre a autora do livro Medicina dos Horrores
A autora, Lindsey Fitzharris é doutora em História da ciência e da medicina pela Universidade de Oxford. É a criadora do popular site The Chirurgeon’s Apprentice, bem como cocriou e apresentou a série Under the Knife, no YouTube. Escreveu para veículos como The Guardian, The Huffington Post, The Lancet e New Scientist. Atualmente, mora no interior da Inglaterra com o marido, Adrian Teal, e seus dois gatos.
##
Onde Encontrar?
Veja mais sobre livros e HQs!