A superfície do nosso planeta é formada por 71% de água, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), sendo que os oceanos acumulam 96,5% de toda a água do planeta. Isso inspirou a criação de um mapa mundial de oceanos.

Veio principalmente de uma série mapas criados pelo oceanógrafo e geólogo Athelstan Frederick Spilhaus em 1942, que mostram de uma forma diferente como os oceanos estão distribuídos no mundo.

É possível encontrar as suas cartografias no livro Atlas of the World with Geophysical Boundaries Showing Oceans, Continents and Tectonic Plates in Their Entirety.

Abaixo você confere um mapa reimaginado pelo Le Cartographe – que coloca o foco na importância dos oceanos na Terra.

O site diz:

“Para realizar este, o autor usa os princípios das duas projeções seguintes. A projeção de Ernst Hammer e de August Heinrich Petermann (co-autor com Hermann Berghaus e Carl Vogel da Atlas Stieler). O resultado é uma projeção interrompida em que os oceanos formam uma unidade. É incrível e totalmente confuso. A deformação é tal que os continentes americano e asiático estão completamente dilacerados. A Europa, a África e o Sudeste Asiático, por outro lado, mantêm uma forma coerente. Essa projeção é raramente usada e é uma vergonha!”

De qualquer forma, não deixa de ser muito interessante!

O mapa mundial de oceanosO mapa mundial de oceanos inspirado em cartografia dos anos 40

 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin