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Mario Kart 64 roda no SEGA Dreamcast com direito a Sonic como piloto

Em meio à onda de nostalgia que domina o universo dos jogos retrô, um modder chamado JNMartin realizou o que muitos fãs da SEGA sempre sonharam, transportar Mario Kart 64, clássico do Nintendo 64 lançado em 1996, para o Dreamcast, console que jamais teve a chance de dividir espaço com Mario e sua turma nos anos em que esteve no mercado.

Conhecido na cena homebrew do Dreamcast por adaptações como WipEout e Doom 64, JNMartin embarcou nesse novo projeto utilizando uma versão recompilada do código original de Mario Kart 64. A empreitada começou em junho de 2025 e, em apenas três semanas, ganhou forma com a ajuda e o entusiasmo de Falco Girgis, outro nome forte no cenário de mods para Dreamcast. Os primeiros vídeos mostravam um protótipo bem cru, com gráficos bugados, desempenho instável e sem som. Mas em pouco tempo, o que parecia apenas uma curiosidade técnica virou algo realmente impressionante, rodando de forma fluida no hardware original da SEGA e com visuais vibrantes.

O toque que transforma essa adaptação em algo ainda mais especial é a inclusão de Sonic como personagem jogável, uma provocação divertida à rivalidade entre Nintendo e SEGA que marcou os anos 1990. Para dar espaço ao ouriço azul, o Toad acabou sendo removido do elenco, embora seu retrato ainda apareça no menu como lembrança de sua ausência. E Sonic não está ali só de enfeite: ele acelera por pistas como Wario Stadium e Luigi Raceway com a mesma desenvoltura dos corredores originais, agora com direito a monitores “jumpotron” rodando a sólidos 30 quadros por segundo, seis vezes mais do que o desempenho original no Nintendo 64.

Transportar um jogo de um console para outro nunca é tarefa simples, ainda mais quando se trata de plataformas tão diferentes. Enquanto o N64 operava com cartuchos e uma arquitetura gráfica única, o Dreamcast usava discos GD-ROM e a GPU PowerVR, exigindo adaptações consideráveis. Para driblar questões de direitos autorais, JNMartin utilizou apenas o código recompilado do jogo, evitando o uso de arquivos proprietários da Nintendo. A primeira versão apresentava vários problemas, como falhas visuais e ausência total de som, mas os ajustes feitos desde então trouxeram melhorias significativas, as pistas estão mais limpas, os gráficos mais nítidos e o ritmo mais fluido, tudo mantendo o charme da versão original.

Mais do que uma façanha técnica, essa adaptação é uma celebração do que o Dreamcast poderia ter sido, e também um presente para os fãs que sempre imaginaram como seria ver Sonic correndo lado a lado com os ícones da Nintendo.

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Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

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