Quem gosta de filmes gosta de explorar e conhecer diferentes tipos de obras. Pensando nisso e para facilitar a vida de você que é um cinéfilo, resolvemos criar uma lista com 45 dos melhores diretores do cinema, de acordo com a opinião do Geekness, claro.
São diferentes profissionais com identidades marcantes e que produziram excelentes filmes ao longo da história. Aqueles que realmente admiramos um ou mais trabalhos e que recomendamos para qualquer pessoa que goste de um bom filme.
A lista apresenta os nomes de cada um deles e os três filmes que mais nos chamou atenção, ou que são significativos em suas carreiras. Confira!
Melhores diretores do cinema
Stanley Kubrick
Um mestre do suspense, mistérios e em retratar o sadismo o qual os seres humanos podem chegar. O diretor criou muitos filmes épicos.
Martin Scorsese
Filmes sólidos, duros e que retratam a realidade deturpada. Scorcese tem muitos filmes que fizeram grande sucesso.
Christopher Nolan
Seus primeiros filmes (The Following e Amnésia) são inquietantes e totalmente curiosos. Deste então, Nolan ficou cada vez mais conhecido por suas histórias geniais, cheias de reviravoltas e detalhes que dão um nó no cérebro.
Joel e Ethan Coen
Thrillers, dramas e histórias policiais geniais são com esses dois irmãos mesmo. Seus filmes apresentam personagens fascinantes e um clima um tanto cômico e surreal – mas não tanto, eles apenas deturpam levemente a realidade em suas histórias cruéis.
Spike Jonze
Jonze criou o seriado nonsense Jackass, mas a sua mente brilhante também foi responsável por grandes filmes.
Steven Speilberg
Conhecido por ter uma vasta lista de filmes excepcionais, Speilberg é um dos gigantes do cinema tanto em questão de efeitos especiais, quanto em roteiro, produção e direção.
Gus Van Sant
Seus filmes são experiências únicas que geralmente contam sobre o que está a volta o protagonista ou protagonistas.
Quentin Tarantino
Conhecido por inserir elementos de violência e aterrorizantes em seus filmes, com elementos de ação e muita loucura.
Francis Ford Coppola
Mais conhecido pela série “O Poderoso Chefão”. Mas fez outros filmes excelentes.
Roman Polanski
Um diretor que teve grandes perturbações e problemas na vida, como histórias horríveis envolvendo nazistas e o assassinato de amigos e familiares cometido pela seita do assassino Charles Manson.
Wes Anderson
Filmes independentes com um visual estonteante e personagens caricatos e interessantíssimos.
Peter Jackson
Apesar de ser um diretor de terror “B” como o grotesco, repulsivo [porém interessante] Fome Animal, Jackson fez um trabalho memorável inspiradas nas obras de J.R.R. Tolkien.
Tim Burton
Conhecido pelos seus filmes e animações com temáticas obscuras.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Alfred Hitchcock
O mestre do suspense. Seus filmes são praticamente imortais, continuam a fazer sucesso há décadas.
Spike Lee
Um diretor que quase sempre fala sobre problemas sobre preconceito racial, e que apresenta personagens muito bem trabalhados em seus filmes.
James Cameron
Conhecido por investir caminhões de dinheiro em seus filmes e pelos excelentes efeitos especiais.
Oliver Stone
Stone faz filmes históricos com excelentes doses de drama. Ele praticamente retratou tudo o que aconteceu nos anos de 1960.
George Lucas
Autor da aclamada série Star Wars. Precisa de mais alguma coisa?
Todos os filmes da saga Star Wars
Paul Thomas Anderson
Filmes que retratam a realidade de uma forma nua e crua. Às vezes com elementos fantásticos, mas nada de forçado. Histórias excelentes e surpreendentes que prendem o espectador do começo ao fim.
Ridley Scott
Conhecido por criar muitos hits de ação, suspense, mistério e ficção científica.
Clint Eastwood
Um grande ator que se tornou um excelente diretor de cinema. Muitos deles foram indicados ao Oscar.
Guy Ritchie
Um diretor inglês que gosta de inserir elementos de humor e falar sobre redes de crimes de uma forma cômica, violenta e surpreendente.
Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes
Rock’n’Rolla: A Grande Roubada
Andy e Lana Wachowski
Os irmãos que criaram o excelente Matrix.
Night Shyamalan
Um dia talvez este diretor consiga se livrar de um vício: finais com uma grande reviravolta.
Woody Allen
Filmes cheios de diálogos existenciais e sobre os pensamentos malucos do próprio Allen.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Frank Darabont
Filmes marcantes e que acompanham quem os assiste por um bom tempo – se não por toda a vida.
Akira Kurosawa
Influenciou uma geração inteira de diretores com seus trabalhos. Fez 30 filmes e foi um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema.
Pedro Almodóvar
Um dos diretores espanhóis mais famosos do mundo. Almodóvar é conhecido por narrativas conturbadas, personagens marcantes, situações inusitadas e trazer reviravoltas e surpresas em seus filmes.
Lars Von Trier
Um cara estranho, bem estranho. Imprime em seus filmes situações cruéis, obscuras, melancólicas. Assistir seus filmes normalmente é como conhecer os piores pesadelos de uma mente sombria. Causam desconforto. É difícil gostar de Von Trier, mas seu trabalho como diretor é impecável e singular.
Michael Haneke
Um diretor austríaco que retrata a natureza humana e situações extremas com um realismo impressionante. São filmes profundos, tocantes e emocionantes. Rendem muitas reflexões.
David Fincher
Depois de Se7en, que estrelou Brad Pitt, Fincher mostrou talento de sobra em seus filmes e dirigiu grandes obras, especialmente House of Cards, seriado genial produzido pelo Netflix.
Seven: Os Sete Crimes Capitais
Sofia Coppola
Filha do cultuado cineasta Francis Ford Coppola, Sofia é herdeira de um pouco do talento de seu pai e além de uma excelente diretora, participou de alguns clássicos como atriz, e até em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma.
Alejandro González Iñárritu
Filmes densos, crus e brutais. Geralmente envolvem tragédias e apresentam múltiplos protagonistas. Retrata a decadência humana com personagens complexos e profundos.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Darren Aronofsky
Personagens obsessivos, malucos e que enfrentam seus piores medos são representados nos filmes de Darren. Ele também usa técnicas de filmagem que tornam seus longas únicos, como trilha sonora composta de sons de objetos e sequências rápidas.
Federico Fellini
Filmes em forma de sonhos, com roteiros abstratos com um toque de humor.
Brian De Palma
Conhecido por suas cenas longas e que fazem o telespectador se sentir dentro de seus filmes. Geralmente conta histórias tensas, cheias de ação, perigo. É comum também encontrar damas fatais em seus longas.
David Lynch
Sonhos, devaneios, loucuras. David Lynch é mestre em retratar a penumbra da mente humana. Seus filmes são como se estivéssemos presos em sonhos. Ou pesadelos.
Bernardo Bertolucci
Conhecido principalmente por inserir cores vivas em seus filmes e ter um estilo de narrativa peculiar, este diretor italiano é o criador de grandes clássicos do cinema.
François Truffaut
O diretor francês mais famoso de todos os tempos. Truffaut lançou filmes diversos, mas sempre teve foco em assuntos como paixão, mulheres, juventude e fé.
Jules e Jim – Uma Mulher para Dois
Charles Chaplin
Um dos maiores artistas de todos os tempos. Chaplin foi ator, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, músico, roteirista e diretor. Com seu senso de humor genial e satírica, criou alguns dos grandes clássicos da comédia.
Sam Mendes
Diretor que tem o foco sempre em assuntos profundos e filosóficos. Usa alguns recursos característicos, como chuva em referência a mortes, e narradores.
Ron Howard
Bastante conhecido como ator, Howard foi o responsável pela direção de alguns filmes realmente impactantes, tais como:
Guilhermo Del Toro
Mestre do horror e do suspense, Del Toro sabe como amedrontar as pessoas e desenvolver criaturas medonhas e fantásticas para apresentar em suas obras.
Kathryn Bigelow
A primeira diretora a levar o Oscar de melhor direção, em 2010, pelo seu filme “Guerra ao Terror”. Uma mulher que sabe retratar a violência, ação e drama de forma peculiar e interessante.
Ari Aster
Um dos novos e jovens diretores que impressionou muito com seus filmes de horror, produzidos pelo estúdio A24. Suas obras são bem diferentes e ao mesmo tempo características.
Jordan Peele
Peele é conhecido por produções de comédia, como a série MADtv, mas em suas empreitadas recentes ele se mostrou um magnífico diretor e roteirista – sendo inclusive o primeiro negro a receber o Oscar de melhor roteiro original. Um absurdo, diga-se de passagem, já que isso aconteceu apenas em 2018.
Anna Muylaert
Começou com programas de televisão e curtas, mas ao iniciar a carreira nos filmes, com “Durval Discos”, de 2002, a brasileira Anna Muylaert recebeu o prêmio de Melhor Filme e Melhor Diretor no Festival de Gramado. Até finalmente lançar a sua obra-prima, “Que Horas Ela Volta?” em 2015.
Robert Eggers
Obscuro é a palavra para definir a visão deste diretor, que criou um clima cinza e eletrizante em “A Bruxa” e em “O Farol”, traz uma descida solitária ao inferno com técnicas antigas de filmagem. Imperdível.
Bong Joon Ho
Um diretor sul-coreano que tem um ponto de vista peculiar ao trazer assuntos interessantes e modernos para seus filmes, sempre questionando algum ponto a ser discutido em nossa sociedade atual e doente.
Andrey Zvyagintsev
Filmes dilacerantes são a especialidade deste diretor russo chamado Andrey Zvyagintsev. Ele sempre retrata eventos de forma dura, sem qualquer dó. Prepare-se para levar uma sova ao assistir os seus filmes.
Greta Gerwig
Uma diretora, roteirista e também atriz. É conhecida principalmente por seu papel em Frances Ha, em que ela trabalha em colaboração com o diretor Noah Baumbach, entre outras obras.
Kleber Mendonça Filho
O diretor brasileiro nascido em Pernambuco simplesmente detonou com Bacurau, filme que levou diversos prêmios internacionalmente e representa as desgraças de uma sociedade moderna em relação aos menos abastados. Sem falar em seus outros filmes, que sempre realizam uma crítica profunda sobre algum aspecto da sociedade.
Laís Bodanzky
Conhecida por tratar com realismo o drama das pessoas, Laís Bodanzky é uma diretora brasileira que começou a carreira com aulas de atuação e estreou como diretora no curta “Cartão Vermelho”, sobre uma menina que vive entre meninos e descobre sua sexualidade. Depois, apresentou Rodrigo Santoro ao mundo com o excelente “Bicho de Sete Cabeças”.
Richard Linklater
Um diretor autodidata que foi um dos grandes talentos emergentes que veio dos filmes independentes durante a renascença do cinema nos anos 1990. Seus filmes são cheios de diálogos filosóficos e que falam sobre a condição humana e a vida.
Boyhood: Da Infância à Juventude
Antes do Amanhecer (e as suas duas sequências)
Terrence Malick
Um diretor que sempre insere muita filosofia e reflexão em seus filmes, com diálogos densos e cenas que nos fazem parar para pensar.
Caras muito feras mesmo… Coppolla, Kubrik, Lucas, afff… só fera!
Meu amigo, Coppolla, Nolan, Speilberg, Tarantino, Burton, Cameron e o Eastwood são meus preferidos, na época que Clint fazia filmes como Ator meu pai não perdia um se quer me mostrou vários filmes dele mas The Good, The Bad and The Ugly se tornou meu favorito e a música tema hahahaahha tenho versão de 1 hora no PC o cara é muito foda, Charles Bronson é outro que adoro, O Grande Búfalo Branco é muito bom e Era uma Vez no Oeste é muito triplamente épico pena que não se faz filmes como antigamente queria ter nascido na época desses filmes apenas pra velos no Cinema mas nasci em 1998 peninha para min ‘-‘
Meu amigo, Coppolla, Nolan, Speilberg, Tarantino, Burton, Cameron e o Eastwood são meus preferidos, na época que Clint fazia filmes como Ator meu pai não perdia um se quer me mostrou vários filmes dele mas The Good, The Bad and The Ugly se tornou meu favorito e a música tema hahahaahha tenho versão de 1 hora no PC o cara é muito foda, Charles Bronson é outro que adoro, O Grande Búfalo Branco é muito bom e Era uma Vez no Oeste é muito triplamente épico pena que não se faz filmes como antigamente queria ter nascido na época desses filmes apenas pra velos no Cinema mas nasci em 1998 peninha para min ‘-‘
Onde estão os magníficos Pedro Almodóvar, Lars von Trier, Akira Kurosawa? Eu tiraria o James Cameron e o Night Shyamalan.
Excelentes dicas. O Lars não gosto da maioria dos filmes dele. É um excelente diretor, mas não atende meu gosto pessoal. Mas tenho que reconhecer que Dogville e Melancolia são filmes sensacionais. Almodóvar e Kurosawa com certeza merecem lugar na lista!
Discordo plenamente da parte de George Lucas, todos os Star Wars? o 1 é péssimo, o 2 é morno, o 3 é bonzinho, o 4 e o 5 são ótimos, e o 6 é no máximo bom, minha lista ficaria mais assim (o primeiro é o melhor e assim por diante…):
1- Star Wars V: O Império Contra-Ataca
2- Star Wars IV: Uma Nova Esperança
3- Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida
4- Star Wars VI: O Retorno de Jedi
5- Indiana Jones: E o Templo da Perdição
6- Indiana Jones: E a Última Cruzada
7- THX 1338
8- Indiana Jones: E o Reino da Caveira de Cristal
9- American Graffiti
10- Star Wars III: A Vingança dos Sith
Oi Alecsandre! Po, nasceu em 1998 e já viu tantos filmes sensacionais. Você tá bem! Eu na sua idade não tinha visto tantos desses clássicos hahaha. Bom, aproveita a lista aí em cima que tem uma pancada de filmes muuuuito bons! Obrigado pelo comentário! 🙂
Ah, sobre o Christopher Nolan, não acho que ele merce estar nessa lista, encher o filme de diálogos monótomos para compensar as três horas de filme não é saber fazer filme ok? É como fatiar uma salsicha do cachorro quente para render…
Pelo
meu amado Senhor, colocar Christopher Nolan, Spike Jonze, Gus Van
Sant, Wes Anderson, Peter Jackson, Paul Thomas Anderson, Guy
Ritchie, Irmãos Wachowski e M. Night Shyamalan numa lista de melhores
diretores de cinema onde constam Scorcese, Spielberg, Hitchcock, Kubrick
e etc… e deixaram de lado nomes como John Huston, Billy Wilder,
Fellini, Almodovar, Ingmar Bergman, François Truffaut de fora, entre
outros????? Isso só pode ser uma piada de mau gosto, além de uma
heresia!!! Aliás, não colocaram nessa lista o maior diretor de todos
CHARLIE CHAPLIN!!!! Só posso dizer uma coisa, esse caras merecem
morrer!!!
PUTA QUE O PARIU, VCS COLOCARAM O LARS VON TRIER NESSA LISTA…. CARALEEEOOOOO!!!!
Talvez David Fincher
Cada um com sua opinião, né amigo? E como está bem claro no início do texto, a lista vai crescendo com o tempo. Tenha calma. Outros grandes diretores serão adicionados pouco a pouco. 🙂
Pra mim faltaram vários, mas Luc Besson faz mais falta que todos eles.
Faltou Win Wenders…
Fellini? Bergman? Tarkosvky?
Amigo… Todos os Indiana Jones são do Spielberg!!!
Flávio, é que vc colocou o óbvio “Roliudiano”. É trsite vc que ocupa uma posição midiática cultuar esses diretores básicos. O seu público emburrece e se limita a pensar junto com você, afinal seu título é “os melhores diretores e suas obras…”. Já não basta o cinema nacional ser barrado em seu próprio país por filmes sem relação alguma com nosso contexto como esses, ainda o espertalhão da mídia reafirma acrca dos “melhores diretores”. É pra cá bá… Se não manja dos paranauê, não se meta. Vá ver filmes primeiro antes de fazer uma lisita pudica publicamente como essa, se o gosto é seu, guarde pra vocÊ, não venha chamar leitores com um título de texto fake desses.
Quando leio descrições como essas: “perambula pelas vielas da arte, games, cultura, cinema, ciência e assuntos relacionados”, me vem à imaginação um japonês sambando…
Só me sobra a pena, fazê o quê?
No início do texto eu especifico bem que é na opinião do site. E o título não é fake. São os diretores na opinião do site e ponto final. Aliás, muitos concordam. E todo mundo tem o direito de discordar. Se você não gosta, não há nada que eu possa fazer. 🙂
David Lynch? Alan Parker?
Paul Thomas Andeson o/
Só uma mulher? E ainda com um cara? Blz gente, escolheram direitinho msm
Sinta-se à vontade para recomendar qual você quiser. :Aos poucos vou inserindo mais na matéria. 🙂
http://lounge.obviousmag.org/pelicula_criativa/2013/08/a-cada-ano-novos-nomes.html dá uma olhada… nós também sabemos fazer cinema!
Baita lista meu amigo! E como sempre o pessoal não entende que a publicação é sobre seu gosto pessoal e tem que vir aqui reclamar!
Sobre a lista , ótimos diretores, na minha opinião colocaria o David Fincher tbm, que é uns dos meus preferidos
Valeu, Carlos! Pois é, não é todo mundo que compreende, e inclusive acha que eu tenho que ter a mesma opinião pessoal que eles. Aliás, se todo mundo tivesse a mesma opinião seria bem chato né? David Fincher, claro! Excelente diretor mesmo. Especialmente em seus trabalhos mais recentes, como House of Cards!
??
kk
Adorei a lista de diretores!
Na verdade, vendo a lista completa agora, achei fraquissima hahahaha
Serio! Nao tem fellini, Truffaut, godard, ford, so pra ficar nos mais obvios. Orson Welles!
E enfiaram james Cameron, guy ritchie! Só por deus!
lista meio duvidosa, seja por diretores e/ou os filmes listados, mas principalmente por causa das descrições. sério, um trabalho beeeem porco
Desculpe o pedantismo. Escrevi no calor do momento hahaha e desconsiderei a parte que trata-se de uma opinião.
Uma mulher que nasceu como homem! Porque infelizmente a direção do cinema é um cargo muito machista ainda.
como assim esqueceram do David Fincher? Absurdo
Comentários que não acrescentam em absolutamente nada serão apagados, Ok? Sugestões e discussões saudáveis são bem-vindas.
Esqueceu de Fincher mas lebrou de sofia Coppola?
Orson welles não merecia estar na lista…
Pois é querido, então é nosso dever mudar isso, né? Porque existem SIM diretoras maravilhosas, só temos que colocá-las nas listas.
Só falto um nome neta lista Paul Greengrass.
Bem, mas beeeeeeeeeeeeeeeeem meia boca essa lista.
Ela não nasceu como homem, empurraram arbitrariamente a ela a designação de gênero masculina. Mas ela não deia de ser mulher por causa disso. (Isso não invalida o argumento de que a direção ainda é uma área de atuação onde imperam homens e machismo).
Gente! Fellini? Bergman? De Sica? Bunuel? Kd esse povo na sua lista?
Sophia Copolla? FALA SÉRIO!
“Eduardo” Mãos de Tesoura.
O Tim Burton não dirigiu o “Estranho mundo de Jack”, foi o Henri Selick.
E Brian De Palma?
Sam Mendes?
“Eduardo mãos de tesoura”. Gritei.
Quem fez essa lista é retardado, só pode, Batman Returns é o pior filme do Burton, não citou os imperdoáveis, no Ridley Scott citou a merda do Hannibal ao invés de Gladiador, Irmãos Watchovsky?
Eu ia parar de ler quando vi “James Cameron” mas algo me disse pra continuar. Daí eu vi “Night Shyamalan”…
faltou mesmo hem
Me pergunto como uma lista dessas pode ter James Cameron sem ter Bergman e Fellini.
DARREN ARONOSKY!!! O cara é um gênio, merece muito mais reconhecimento do que a Sofia Copolla (minha opnião)