Séries e Filmes sobre Esquizofrenia têm o desafio de lidar com esta doença que é bastante complicada de lidar e ter conhecimento sobre.
A enfermidade funciona como um “ataque” à psique de quem a porta. Faz com que a pessoa tenha suas capacidades de pensar, sentir e comportar afetadas.
Não existe uma definição de como exatamente a doença é causada, mas sabe-se que ela pode surgir devido a mudanças na estrutura química cerebral, por genética ou acontecimentos no ambiente – como traumas pesados, abuso, etc.
Há inúmeros sintomas da doença, cada caso acaba se manifestando de forma diferente. Mas geralmente faz com que a pessoa perca o contato com a realidade e tenha dificuldades em se concentrar, tem perda de memória ou reduza a sua capacidade de atividades cotidianas.
Na lista abaixo, a gente confere algumas excelentes produções, entre séries e filmes, que falam sobre esta doença de uma forma bem clara e interessante. Vale a pena para conhecermos mais sobre o assunto, e até para entendermos melhor o que passam as pessoas que a portam.
Séries e Filmes sobre Esquizofrenia
A Cela (The Cell, 2000)
Este magnífico filme conhecido por poucos nos coloca em uma viagem por dentro de uma mente esquizofrênica e perturbada, que beira a psicopatia de um assassino serial. Não se engane, porém, com a temática de violência. O filme não é só isso. Ele nos insere em um mundo que mescla realidade e fantasia – assim como uma mente esquizofrênica – de uma criança que sofreu traumas e abusos. Neste filme nos deparamos com um universo de delírios e imaginação, belamente representado, em que uma terapeuta tenta adentrar e conseguir informações de dentro da cabeça de uma pessoa com esta enfermidade.
Undone (2019)
Este seriado que usa técnicas de animação acompanha a vida de uma garota que sofre um acidente de carro e por pouco não perde a vida. A partir daí, ela começa a viajar por realidades distintas de espaço e tempo. E aí, ela começa a descobrir mais sobre a morte de seu pai. Trata basicamente da “a natureza elástica da realidade”, e apesar de não citar exatamente que se trata de algo como a esquizofrenia, fica bem claro que os elementos que constituem a série e a forma com que a personagem passa a ver o mundo, condiz com a enfermidade.
I Know This Much is True (2020)
Esta produção da HBO acompanha dois irmãos gêmeos, Dominick e Thomas (ambos interpretados por Mark Ruffalo), sendo que um deles tem esquizofrenia paranoica, e o outro teve uma vida dura ao ter cuidar do irmão – entre outros problemas familiares e pessoais que afligem o personagem. Lida de uma forma bem crua e direta sobre o assunto. O que acaba tornando a série em algo um tanto pesado e triste – apesar de ter momentos de comédia no meio. Uma forma bem interessante e realista de observar como alguém pode ser afetado pela doença.
Spider: Desafie a sua Mente (2002)
Um filme que realmente desafia a nossa mente. Conta a história de um homem que saiu de um hospital psiquiátrico e vai viver em uma pensão. No entanto, ele lida com sua esquizofrenia ao ter o seu passado o assombrando a todo momento. Um filme cheio de mistérios, bizarrices, mas também extremamente cativante e único, no estilo característico do diretor, David Cronenberg.
Uma Mente Brilhante (A Beaultiful Mind, 2001)
Acompanha a vida de John Forbes Nash Jr., pessoa que realmente existiu e que aos 21 anos de idade era conhecido como um gênio da matemática. Durante sua carreira, ele começa a ter sinais de esquizofrenia, mas consegue lidar com isso, até finalmente ganhar o prêmio Nobel. Vale ressaltar que o filme difere bastante da história real da vida de Nash, mas se aproxima do “espírito” da vida dele e coisas que ele passou.
Nise: O Coração da Loucura (Nise: The Heart of Madness, 2015)
Temos aqui uma produção brasileira entre as melhores séries e filmes sobre esquizofrenia. Um filme que conta a história de Nise da Silveira, pioneira da terapia ocupacional no Brasil. Como uma mulher que trabalhava em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro nos anos de 1950, ela era contra empregar lobotomia e eletrochoques em pacientes com esquizofrenia. E apesar de ser isolada pelos médicos, ela começa a trabalhar com a Terapia Ocupacional, onde emprega amor e arte em toda a loucura que a cerca.
O Abrigo (Take Shelter, 2011)
Um pai de família começa a ficar desesperado depois de ter visões sobre a chegada de uma tempestade apocalíptica. Essas imagens fazem com que ele comece a construir um bunker no próprio quintal, mas seu comportamento paranoico começa a dar medo nas pessoas. E faz ele mesmo questionar suas ações.
Perfect Blue (1997)
Baseado no romance de Yoshikazu Takeuchi, esta é uma animação japonesa de suspense psicológico, que acompanha a decisão de uma integrante de banda pop japonesa ao se tornar atriz. Conforme avança em sua nova carreira, a moça mergulha em um intenso drama psicológico no qual fantasia e realidade se confundem colocando em dúvida sua ética moral.
O Mistério das Duas Irmãs (The Uninvited, 2009)
Uma garota vai parar em uma clína depois de tentar o suicídio devido a sua mãe ter morrido em um incêndio. Dez meses depois, ela continua a lembrar o que aconteceu na tragédia, e vai para casa de seu pai, um escrito famoso. Lá, encontra Rachel, a então enfermeira de sua mãe que agora virou sua madrasta, além de sua irmã Alex. Ela então começa a ser assombrada por visões que a fazem acreditar que Rachel matou a sua mãe.
O Solista (The Soloist, 2009)
Adaptação da história real de Nathaniel Anthony Ayers, um aluno anterior da Julliard School of Music, que tem esquizofrenia. Ele forma uma amizade que muda a vida de um repórter, Steve Lopez. Este filme é uma descrição precisa das questões éticas predominantes em torno do tratamento e atitudes em relação àqueles com esquizofrenia e outras formas de doença mental.
Tem mais séries e filmes sobre esquizofrenia que você conhece e podem estar na lista? Contribua com a matéria nos comentários abaixo!
Veja também:
Os 11 Melhores Filmes sobre Depressão
Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)
E mais listas de filmes e também de séries!
Ajuda se colocar onde se encontra os filmes logo a baixo