Os fãs da Marvel alimentam há anos a expectativa de ver Miles Morales balançando suas teias no Universo Cinematográfico da Marvel, especialmente com os rumores de que Tom Holland pode, em algum momento, se despedir do manto de Peter Parker. Seria o momento perfeito para dar espaço ao querido personagem, mas, de acordo com Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, isso não vai acontecer tão cedo, e o motivo pode surpreender.
Durante um evento de divulgação de O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Feige foi direto ao encerrar as especulações sobre a chegada de Miles Morales em live-action no MCU. Ao ser questionado sobre o status de um filme com o personagem, ele foi claro: “Isso não está acontecendo em lugar nenhum”.
Feige explicou que a Marvel não pode mexer nesse território por enquanto porque a Sony ainda está investindo pesado em sua franquia animada, o aclamado Aranhaverso. “A Sony tem essa franquia animada brilhante e genial do Spider-Verse, e até que eles terminem, nos pediram para não mexer com isso”, explicou o executivo.
Ou seja, enquanto a trilogia animada não for concluída, o MCU precisa manter distância de Miles. O terceiro e último capítulo, Spider-Man: Beyond the Spider-Verse, está previsto para chegar aos cinemas em 25 de junho de 2027. Isso significa que, pelo menos até lá, não há chances reais de vermos Miles em grandes eventos do MCU, como Vingadores: Guerras Secretas, programado para 17 de dezembro de 2027, justamente o filme que promete reunir o multiverso inteiro em uma batalha épica no Battleworld.
Além disso, os produtores do Aranhaverso, Phil Lord e Christopher Miller, já deixaram claro que o terceiro filme será um “final grandioso” e promete uma “conclusão satisfatória” para a história que conquistou o público. A Sony, portanto, não parece disposta a liberar Miles para o MCU antes de encerrar essa jornada de sucesso.
Vale lembrar que em 2023 a própria Sony chegou a provocar o público com a ideia de um projeto live-action de Miles Morales. Mas desde então o assunto esfriou, e pelas declarações de Feige, é evidente que o estúdio está guardando essa carta na manga até fechar a trilogia animada.
Criado em 2011 por Brian Michael Bendis e Sara Pichelli, com participação do então editor-chefe Axel Alonso, Miles Morales apareceu pela primeira vez na HQ Ultimate Fallout #4, após a morte de Peter Parker no Universo Ultimate (Terra-1610). Em pouco mais de uma década, o personagem se tornou um fenômeno, com quadrinhos aclamados, videogames de sucesso produzidos pela Insomniac e os premiados filmes do Aranhaverso, um verdadeiro pilar da Marvel moderna. Muitos já consideram Miles o herói legado mais bem-sucedido dos quadrinhos, com identidade própria e sem viver à sombra de Peter Parker.
Para quem sonhava em ver Miles Morales surgindo em Guerras Secretas ou mesmo em uma futura trilogia do Homem-Aranha no cinema, o jeito é esperar, e bastante. Por enquanto, o personagem continua sendo responsabilidade exclusiva da Sony e, com Beyond the Spider-Verse só para 2027, essa espera ainda vai longe.

Veja mais sobre cinema.