Beth Harmon de O Gambito da Rainha, a minissérie original da Netflix mais comentada dos últimos tempos, foi homenageada pelo artista Charis Tsevis em uma série de ilustrações intitulada “The Queen’s Gambit Mosaics”, onde milhares de peças de xadrez formam mosaicos da protagonista.
“O Gambito da Rainha é sem dúvida a série de 2020. Um ano como nenhum outro, mostrou-nos muitas partes desconhecidas e inesperadas da alma humana e do comportamento. Beth Harmon é uma heroína com a qual muitos poderiam se identificar e o xadrez é a plataforma na qual muitos esquemas psicológicos e sociológicos podem ser aplicados. Em 2020, todos nós tivemos que jogar um xadrez estranho contra a pandemia do coronavírus. É um jogo com muitos desafios, jogadas desconhecidas, estratégias óbvias e não tão óbvias, dilemas e conflitos. Este jogo contra um inimigo invisível moldou nossas vidas e nos mostrou nossas limitações. Mas também nos deu a última chance de repensarmos a nós mesmos e nossa civilização.
Criei estas séries como um projeto paralelo às últimas mariposas. Queria construir meus mosaicos como um simples tabuleiro de xadrez com uma paleta de cores limitada …roubado da mini série.
Decidi dar todos estes arquivos digitais de graça para todos os fãs da Beth Harmon lá fora, mas também para qualquer pessoa que goste de decorar o seu quarto ou o dela com xadrez e beleza.”, conta o artista.
Milhares de peças de xadrez formam mosaicos de Beth Harmon de O Gambito da Rainha
Leia mais sobre Arte!