Engenheiros do MIT criaram uma mão mão robótica que identifica objetos usando dedos altamente sensíveis.
Em vez de colocar todos os sensores diretamente na ponta do dedo, a equipe desenvolveu um dedo robótico com um esqueleto rígido envolto em uma camada externa macia equipada com vários sensores de alta resolução incorporados sob sua pele transparente.
Os sensores usam uma câmera e LEDs para coletar informações visuais sobre a forma de um objeto, enquanto fornecem detecção contínua ao longo de todo o comprimento do dedo.
Cada dedo coleta dados de muitas partes do objeto, de forma simultânea. Isso resultou em uma mão robótica de três dedos que poderia identificar objetos depois de pegá-los uma vez, com cerca de 85% de precisão.
Aplicações práticas incluem usá-lo como um robô de cuidado domiciliar ou levantar itens das prateleiras com cuidado.
Ter elementos macios e rígidos é muito importante em qualquer mão, mas também é capaz de realizar uma ótima detecção em uma área muito grande, especialmente se quisermos considerar a realização de tarefas de manipulação muito complicadas, como as que nossas próprias mãos podem fazer. Nosso objetivo com este trabalho foi combinar todas as coisas que tornam nossas mãos humanas tão boas em um dedo robótico que pode fazer tarefas que outros dedos robóticos não podem fazer atualmente”, disse Sandra Liu, co-autora principal de um trabalho de pesquisa sobre o dedo robótico.
Confira mais sobre tecnologia!