A NASA lançou um projeto de robô para explorar mundos oceânicos, como a lua de Saturno, Encélado. Este robô é chamado de Exobiology Extant Life Surveyor (EELS).
As plumas que irrompem da superfície de Encélado são canais diretamente para a água líquida, potencialmente tornando este o caminho mais simples para um oceano líquido habitável.
A arquitetura do EELS pode ser adaptada aos desafios que pode enfrentar nesta jornada da superfície para o oceano.
Este projeto consiste essencialmente em um robô autopropulsado semelhante a uma cobra, de múltiplos segmentos idênticos contendo tanto a movimentação quanto os mecanismos de propulsão, juntamente com potência e comunicação para acioná-lo.
Ele utiliza unidades de propulsão rotativas exclusivas que atuam como trilhos, mecanismos de aderência e unidades de hélice debaixo d’água, permitindo que o robô acesse uma saída de ventilação de pluma e, em seguida, siga-a até sua fonte oceânica.
“Um sistema de mobilidade projetado para explorar estruturas de terreno dinâmicas internas e fechadas, a fim de avaliar a habitabilidade e as evidências para a vida. Este sistema pode promover a exploração de um mundo oceânico pela sua adaptabilidade diversificada a vários tipos de terrenos. O EELS permite uma exploração mais profunda em áreas que antes eram inatingíveis”, disse o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
O robô para explorar mundos oceânicos
Veja mais sobre tecnologia!