O Telescópio Espacial Spitzer da NASA e o TESS (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito) coletaram dados sobre um planeta do tamanho da Terra, chamado LP 791-18 d, que pode estar coberto de vulcões.
Ele orbita uma pequena estrela anã vermelha localizada aproximadamente a 90 anos-luz de distância, na constelação austral de Cratera, e é apenas ligeiramente maior do que a Terra.
LP 791-18 d está localizado na borda interna da zona habitável, onde água líquida poderia existir em sua superfície. Se os dados coletados sobre o planeta forem precisos, este mundo geologicamente ativo poderia manter uma atmosfera.
As temperaturas poderiam cair o suficiente no lado noturno do planeta para que a água condense na superfície, e possivelmente até poderia haver formas de vida que prosperem em tal ambiente.
“LP 791-18 d está em rotação sincronizada, o que significa que o mesmo lado sempre enfrenta sua estrela. O lado diurno provavelmente seria muito quente para que água líquida exista na superfície. Mas a quantidade de atividade vulcânica que suspeitamos ocorrer em todo o planeta poderia sustentar uma atmosfera, o que permitiria a condensação de água no lado noturno”, disse Björn Benneke, Professor de Astronomia no iREx.
Mais sobre como a NASA realiza estas descobertas no vídeo abaixo.
O ‘novo’ planeta do tamanho da Terra coberto com vulcões
Veja mais sobre ciência e espaço.