A NASA fez com sucesso uma transmissão via laser de vídeo em 4K diretamente de uma aeronave para a ISS (Estação Espacial Internacional). Esta foi uma Demonstração de Retransmissão de Comunicações a Laser (LCRD), uma plataforma experimental em órbita.
Em termos simples, uma aeronave Pilatus PC-12 enviou o sinal a 22.000 milhas (35.405 Km) da Terra para a Demonstração de Retransmissão de Comunicações a Laser (LCRD) da NASA, que retransmitiu os sinais para a carga útil ILLUMA-T (Terminal Integrado de Modem e Amplificador LEO do LCRD) montada na Estação Espacial Internacional (ISS).
O laboratório em órbita então devolveu os dados para a Terra. O Sistema de Rede Tolerante a Atrasos de Alta Taxa (HDTN) da NASA, um novo sistema desenvolvido no centro Glenn, ajudou o sinal a atravessar a cobertura de nuvens de forma mais eficaz.
“Esses experimentos são uma conquista extraordinária. Agora podemos aproveitar o sucesso da transmissão de vídeos em HD 4K para e da estação espacial, para oferecer capacidades futuras, como videoconferências em HD, para nossos astronautas da Artemis, o que será crucial para a saúde da tripulação e a coordenação das atividades,” disse Dr. Daniel Raible, investigador principal do projeto HDTN no centro Glenn.
Veja mais sobre ciência!