Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, no Reino Unido, desenvolveram um software que permite que os humanos vejam como os animais enxergam o mundo.

A invenção é importante para que os cientistas possam compreender como as diferentes espécies interpretam informações visuais e padrões de cores, uma vez que os sistemas visuais dos animais são bem diferentes dos humanos.

Chamada Quantitative Color Pattern Analysis (QCPA), a tecnologia calibra fotografias digitais e modelagem visual. Quando calibrado, o software pode ajustar como a luz se comportaria na visão de determinado animal.

 Ela foi descrita da seguinte maneira na revista científica Methods in Echology:

“Primeiro, a ferramenta remove todas as informações das imagens digitais que não seriam visíveis para o animal, deixando apenas as cores e os detalhes que seriam visíveis a partir de uma determinada distância de visualização.

Em seguida, a imagem é dividida em um número menor de cores distintas, e vários modelos matemáticos são usados ​​para quantificar o arranjo, a complexidade e a intensidade dessas cores”, explicou Troscianko.

É importante ressaltar que todas essas etapas fazem uso de nossa compreensão dos limites da visão de cores dos animais e podem até incluir visão ultravioleta.”, explica Jolyon Troscianko, autor do estudo, ao IFLScience.

Os pesquisadores explicam que a QCPA poderia inclusive ajudar a identificar como a camuflagem de um animal age para melhorar estratégias de locomoção pelos ambientes.

“Se sabemos como os receptores RGB da câmera respondem à luz, podemos usar essas informações para reconstruir, pixel por pixel, quanta luz em comprimento de onda tínhamos na imagem quando ela foi tirada”, informou Cedric van den Berg, um dos pesquisadores. 

O estudo também analisou a função dos padrões de cores na natureza para compreender como eles são percebidos, pelos animais e plantas, contra o cenário natural e também como um animal pode perceber a relação entre cores e cenário. Eles explicam que os métodos existentes são limitados, pois as cores e os padrões raramente são analisados ​​em conjunto.

Segundo os pesquisadores, a QCPA pode ser usada em praticamente qualquer habitat e com uma variedade de processos de imagem digital; de câmeras comuns à sistemas de imagem mais complexos.

Abaixo, a comparação entre como um humano e uma abelha enxergam a mesma imagem.

Nova tecnologia mostra como os animais enxergam o mundo
Campo de plantas Hyacinthoides non-scripta na perspectiva de um humano (esquerda) e de uma abelha (direita) | Foto: Jolyon Troscianko

Leia mais sobre Ciência e Tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin