Uma nova tecnologia química desenvolvida pela Universidade de Purdue transforma lixo plástico em combustível limpo, de acordo com um estudo publicado no jornal Sustainable Chemistry and Engineering.

Esta nova técnica funciona em polipropileno, que é usado na fabricação de diversos produtos nocivos ao meio ambiente, de brinquedos até saquinhos de salgadinhos, biscoitos ou alimentos.

Os pesquisadores superaqueceram a água para converter o plástico em um combustível tipo gasolina que poderia ser usado para abastecer veículos convencionais.

“Nossa estratégia é criar uma força motriz para a reciclagem, convertendo resíduos em uma ampla gama de produtos valiosos, incluindo polímeros, nafta (uma mistura de hidrocarbonetos) ou combustíveis limpos”, disse Linda Wang, pesquisadora da Universidade de Purdue e líder da equipe de pesquisa por trás da nova técnica, em um comunicado de imprensa. “Nossa tecnologia de conversão tem o potencial de aumentar os lucros da indústria de reciclagem e reduzir o estoque de resíduos plásticos do mundo”.

O polipropileno é o responsável por cerca de 23% das cinco bilhões de toneladas de resíduos plásticos que foram lançados em aterros sanitários e no meio ambiente, segundo uma pesquisa recente.

“O descarte de lixo plástico, seja reciclado ou jogado fora, não significa o fim da história”, disse Wang. “Esses plásticos se degradam lentamente e liberam microplásticos e produtos químicos tóxicos na terra e na água. Isso é uma catástrofe, porque uma vez que esses poluentes estão nos oceanos, eles são impossíveis de recuperar completamente”.

Como funciona a tecnologia que transforma lixo plástico em combustível

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin