As pinturas de Robert Steven Connet desvendam os mistérios do complexo ecossistema marinho, revelando uma variedade de flora e fauna que povoam as profundezas dos oceanos.
Águas-vivas, algas marinhas e microrganismos são representados em quadros densamente detalhados que homenageiam a biodiversidade do planeta Terra. O trabalho do artista conversa principalmente com a urgência de proteger nossos ecossistemas, levando em conta os impactos iminentes da crise climática sobre o meio ambiente.
As ilustrações funcionam como estudos sobre criaturas aquáticas e “um tributo à vida como era antes do início das grandes extinções”. Assim, ele apela pela nossa consciência ambiental ao destacar a riqueza da biodiversidade marinha, estimulando nossa vontade de protege-la.
“Não quero manchar as imagens que pinto com morte e feiura. Temo que as notícias do mundo real já mostrem muito disso. À sombra de um planeta enfraquecido, eu crio mundos que são exuberantes e prósperos. Espero que meu trabalho possa encorajar e dar ânimo àqueles que estão desanimados com a crise climática. No entanto, criar uma memória de uma época em que nosso mundo estável não é suficiente. Todos devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para atenuar os impactos da crise”, diz.
As artes também lembram o magnífico livro ilustrado pelo biólogo Ernst Haeckel no século 19, que já mostramos aqui.
Acompanhe o projeto de Robert Steven Connet no Instagram!
O complexo ecossistema marinho em pinturas
Leia mais sobre Ciência & Arte!