Quem nunca imaginou se tele-transportar? Poder estar em qualquer lugar com um simples estalar de dedos é algo que povoa o imaginário humano há bastante tempo, ainda mais depois que desenhos e filmes incluíram personagens que possuem esta habilidade especial. Pois o Google pretende lançar em breve um programa inteiramente revolucionário, que possibilita algo parecido com o tele-transporte: o Project Starline possui a ideia de conectar diferentes pessoas em um mesmo ambiente, mesmo que estejam a milhares de quilômetros distantes, utilizando conexões imersivas em 3D para isso.

A principal novidade trazida por esse projeto, entretanto, é a simplicidade necessária para que as interações 3D funcionem: o Google conseguiu reduzir bastante o hardware necessário, possibilitando que em um curto prazo até mesmo usuários comuns possam se projetar em três dimensões ao fazer uma chamada com um amigo ou familiar, aumentando a realidade dos nossos contatos por telefone.

Existem indústrias que podem estar muito interessadas em tecnologias desse tipo. Por exemplo, as concessionárias de carros podem utilizá-las para mostrar aos clientes, a partir de suas casas, como são os carros por dentro e por fora, de forma muito mais interativa e precisa do que simplesmente ver imagens do veículo em um site. Outras indústrias que podem ter interesse em um sistema assim são os cassinos online, nos quais uma maior interação ao vivo entre os jogadores e o crupiê do jogo pode proporcionar uma sensação de maior realismo, em vez de apenas olhar para uma tela.

Um mundo de possibilidades para o esporte

Outro setor que pode ter um interesse significativo em uma tecnologia como essa são as transmissões esportivas. Embora não seja possível replicar a experiência de estar no campo real, poder estar em um ambiente 3D que transmita a sensação que um estádio pode proporcionar pode melhorar exponencialmente as sensações dos fãs. Essas já foram testadas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, porém com uma tecnologia muito mais antiga. Gigantes das transmissões esportivas como ESPN, e as ligas mais importantes como o Brasileirão, a NBA ou a MLB, podem ver nessa inovação um novo passo para melhorar as transmissões de seus jogos.

É certo que a tecnologia está avançando a passos muito largos, e todas as inovações em um primeiro momento são muito restritas, até que consegue-se popularizar e baratear os inventos para que todos utilizem e desfrutem das novas ferramentas. Esta ideia do Project Starline é ótima na medida em que não exige muita tecnologia para ser posto em prática, como a maioria das conexões 3D imersivas que existem hoje em dia. Por isso, o Google tem muita fé neste projeto.

O Google quer torná-lo mais acessível

Esta tecnologia, por exemplo, já é utilizada em shows ou reuniões corporativas atualmente, porém com um alto custo e por meio de aparelhos modernos e inacessíveis ao grande público. A ideia do Google, assim, é democratizar o acesso e possibilitar que pessoas comuns possam conversar com seus amigos, ou fazer reuniões de suas empresas familiares por meio da tecnologia 3D – o que pode baratear custos de deslocamentos e economizar tempo, ou você viajará para um encontro profissional se puder fazê-lo de sua casa, com somente um clique?

Veja mais sobre web!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin