O fim da saga O Senhor dos Anéis não significa o fim da história de Samwise Gamgee, o leal amigo e companheiro de jornada de Frodo. Algumas das notas adicionais do autor J.R.R. Tolkien detalharam muitas aventuras do personagem depois de sua participação na trilogia.

Em O Retorno do Rei, de Peter Jackson, a história terminou com o retorno de Frodo e Sam ao Condado, ao lado de alguns saltos temporais que revelaram momentos posteriores em suas vidas. Os livros de O Senhor dos Anéis de Tolkien fornecem mais respostas sobre como Sam passou sua vida após sua aventura com o Um Anel.

Antes um jardineiro, Sam descobriu sua coragem e capacidade durante a aventura com destino a Mordor, e o resultado disso é que ele voltou bem diferente do que era ao Condado, sua terra natal.

Samwise Gamgee restaurou o condado após sua destruição

Diferente do que vimos nos filmes, que deixaram de fora um dos capítulos do livro, o Condado havia sido destruído por Saruman. Frodo, Sam, Merry e Pippin lutaram contra a influência de Saruman no Condado, mas tudo o que restava de seu país verde eram as cinzas.

Felizmente, Samwise Gamgee tinha seu polegar verde, solo do pomar de Galadriel e uma semente de árvore élfica mallorn para ajudar a consertar os danos. Com a ajuda dos Hobbits, ele conseguiu tornar o Condado ainda mais bonito, e em pouco tempo.

A semente rapidamente se transformou na única árvore mallorn a oeste das montanhas, e representou a conexão entre os elfos e os quatro heroicos hobbits do Condado.

O Casamento de Sam

Apesar do filme mencionar o casamento de Sam com Rosie Cotton, deixaram de fora a informação de que o casal eram amigos desde a infância.

Quando Sam voltou de sua longa aventura com Frodo, Rosie ficou surpresa, mas encantada, ao ver que ele estava vivo e bem. Ela o ajudou a vencer Saruman e seus capangas, e quando o Condado foi restaurado, os dois se casaram na casa de Frodo.

Frodo viu Sam e Rosie como família, então ele os convidou para se mudarem para sua casa e criarem sua família lá. Então, quando Frodo partiu para as Terras Imortais, ele deixou a casa dos Bolseiros sob seus cuidados.

Rosie e Sam muitas vezes viajavam para Gondor para ficar como convidados de honra com o rei Aragorn e a rainha Arwen.

Eles eram considerados conselheiros e amigos de confiança, e ajudaram a forjar uma conexão duradoura entre o novo governante dos Homens e os Hobbits, uma vez que eles também estavam tecnicamente na terra de Aragorn em O Senhor dos Anéis.

Sam e Rosie tiveram 13 filhos

Rosie e Sam tiveram 13 filhos: Elanor, Frodo, Rose, Merry, Pippin, Cachinhos Dourados, Hamfast, Daisy, Primrose, Bilbo, Ruby, Robin e Tolman. Juntos, a família ficou conhecida como os Jardineiros da Quarta Era, e cada um dos filhos de Sam passou a ser influente na comunidade Hobbit de maneiras diferentes.

Os apêndices de Tolkien de O Senhor dos Anéis afirmam que o filho de Sam, Frodo, herdou o local, o que é apropriado, dado o seu nome. Cachinhos Dourados, que se dizia mais parecida com um elfo do que com um hobbit, casou-se com Faramir Took, filho de Pippin.

No entanto, a mais notável das filhas de Sam no cânone de O Senhor dos Anéis foi Elanor, que Frodo nomeou após as flores que cresceram em Lorien. Ela foi criada em parte por Frodo antes de ele partir para as Terras Imortais, e quando ela tinha 16 anos, viajou para Gondor para se tornar uma dama de companhia da Rainha Arwen.

Quando ela retornou ao Condado como adulta, ela se casou com um hobbit chamado Fastred Warden. Eventualmente, Elanor herdou o Livro Vermelho de Westmarch – a coleção de histórias iniciada por Bilbo e terminada por Frodo descrevendo O Senhor dos Anéis.

Samwise Gamgee foi prefeito do Condado (por 49 anos)

Quando Sam e os hobbits ajudaram a libertar o Condado da escuridão de Saruman no final de O Senhor dos Anéis, eles descobriram que o prefeito, Will Whitfoot, havia sido preso por meses.

Frodo atuou como vice-prefeito até que o hobbit se recuperou, e ele continuou a governar o Condado por cerca de mais seis anos, momento em que Sam foi eleito para tomar seu lugar.

Além disso, o rei Aragorn concedeu a Sam o título de Conselheiro do Reino do Norte e concedeu-lhe a Estrela dos Dúnedain.

As realizações de Sam como prefeito do Condado após O Senhor dos Anéis são desconhecidas, mas como ele foi eleito por seis mandatos adicionais em um total de 49 anos, ele deve ter feito um bom trabalho.

Embora os livros de O Senhor dos Anéis, de Tolkien, nunca tenham revelado quem assumiu o cargo quando Sam estava pronto para se aposentar, podemos imaginar que tenha sido um de seus muitos filhos.

Finalmente, Sam se juntou a Frodo nas terras imortais

Depois de se aposentar, Sam e Rosie se mudaram para Gondor por um longo período antes de voltar para casa no Condado para viver seus dias juntos. Rosie faleceu aos 61 anos, e Sam, como Bilbo em O Senhor dos Anéis, decidiu que era hora de partir para sua próxima grande aventura.

A última pessoa com quem Sam falou antes de deixar seu amado Condado para sempre foi sua filha, Elanor, nas Tower Hills. Ele confiou a ela o Livro Vermelho contendo a longa jornada de Bilbo, Frodo e ele mesmo.

Elanor registrou que seu pai partiu para os Portos Cinzentos, onde ele partiria para as Terras Imortais, também chamadas de Valinor.

Assim como Frodo e Bilbo, Sam já havia sido um portador do Anel – mesmo que apenas por um curto período de tempo – então ele foi autorizado pelos Valar a viver o resto de seus dias no paraíso.

Embora nada tenha sido dito sobre a suposta reunião de Sam com Frodo Bolseiro, é um conforto saber que ele foi capaz de passar os últimos dias de sua vida notável com o amigo que ele tanto amou em O Senhor dos Anéis.

Veja mais sobre livros e HQs!

Inscrever-se
Notificar de
guest

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jocymar
Jocymar
1 ano atrás

é um conforto saber que ele foi capaz de passar os últimos dias de sua vida notável com o amigo que ele tanto amou em O Senhor dos Anéis.

Antonio
Antonio
1 ano atrás

Queria muito que fizessem mais filmes dessa saga! Seria excelente, se não, fenomenal!

Nadia
Nadia
1 ano atrás

Eu sou apaixonada pelos filmes e pelo livro.
Como seria incrível se fizessem mais filmes
Que sonho!

Pedro Rozendo
Pedro Rozendo
1 ano atrás

Gosto bastante da Saga o Senhor dos Anéis.Uma mistura de romantismo e misticismo bem instrutivo e sem apelações sexuais.

GABRIEL
GABRIEL
1 ano atrás

Ainda não li os livros, quando terminar algumas obras vou partir pra ler. Confesso que me emocionei bastante aqui com a matéria.

Rafael
Rafael
1 ano atrás

Bem já vi todos os filmes até os hobbies e não me canso de ver até mesmo jogar o senhor dos anéis incrível como essa obra veio e depois de tanto tempo ainda as pessoas continuam gostando. Parabéns pelo legado

Glauber
Glauber
1 ano atrás

Nao sei porque eu li! Eu ja sabia de tudo isso!

Felipe
Felipe
1 ano atrás

Tem um problema de tempo nessa história. Se Sam voltou e se casou com Rosie, foi prefeito por 49 anos, ficou um longo período em Gondor e ainda viveu um tempo com ela no Condado antes dela morrer, como ela morreu com 61 anos ?

Pin