Em algum momento da nossa vida, você vai comprar um computador novo. Existem vários motivos para isso acontecer, como por exemplo o computador estar velho, precisando de mais memória ou processador, ou até porque precisa de fazer um trabalho um pouco mais exigente.

É preciso saber aquilo que devemos procurar, pois podemos estar a gastar sem necessidade, e devemos por isso saber fazer uma boa compra e poupar algum dinheiro.

Existem muitas lojas de informática no Brasil, mas nem todas compram diretamente ao fornecedor. Algumas fazem compras a outras lojas, ou seja, fica mais caro e você paga mais sem necessidade. Encontre por isso uma loja que compre diretamente ao fornecedor.

Depois, tenha em consideração as avaliações feitas na internet sobre essa loja. A loja cumpre com o Código de Defesa do Consumidor? A loja tem um bom atendimento ao cliente? Tudo isso são fatores importantes na escolha de um computador, depois você vai pagar muito dinheiro e precisa de ter um bom atendimento e garantir o investimento no computador certo.

Antes de comprar um computador

Antes de comprar um computador, você deve pensar: precisa de um PC ou um MacBook? A escolha é bastante fácil, se você está procurando poupar dinheiro, o MacBook não é uma boa solução por ser muito caro. Se, no entanto, você está a pensar utilizar programas de design, por exemplo, o MacBook tem um melhor desempenho com esses programas.

Se você estiver pensando em utilizar um PC, poderá escolher entre Windows e Linux. Linux é um sistema operativo mais direcionado para usuários com alguma experiência, ou então para programadores ou quem busca segurança mais robusta.

Por isso você deverá quase certeza escolher o Windows 10, o sistema operacional da Microsoft que tem várias funcionalidades para utilizadores novatos e também para utilizadores mais experientes.

Agora que você já escolheu o sistema operacional, está na altura de vermos algumas características do seu computador que serão importantes para o seu uso.

Os componentes de hardware

Quando você compra um computador tem que pensar principalmente em três componentes de hardware. Memória RAM, disco rígido e processador. Se você quer também comprar um computador para games, tem que pensar ainda em mais um componente: placa de vídeo.

Estes três (ou quatro) componentes são os principais que você deve buscar quando comprar um computador.

No caso do processador, quanto melhor a geração e a frequência, mais rápido ele é. Ou seja, um processador que seja i5 da Intel de primeira geração é menos rápido que um i7 também de primeira geração.

Sobre da memória RAM, as configurações são bem mais simples. Existem memórias DDR3 e DDR4. Se você procura performance, busque memórias DDR4. Existem também memórias DDR5, mas essas são de alta performance e muito caras. Use apenas se precisar mesmo.

O disco rígido deverá ser sempre SSD. Estes discos são muitos mais rápidos que eu discos tradicionais de HDD, e também funcionam muito melhor ao longo dos anos, não se desgastando tão facilmente como os discos mais antigos. Se você comprar discos HDD deverá apenas usar eles para backups, ou seja, ter um segundo disco dentro do seu computador para armazenar backups. O disco de SSD deverá ser para rodar o sistema operacional e o local onde você faz a maior parte do seu trabalho.

Caso queira pode também substituir os discos HDD por uma assinatura anual em uma cloud storage, como por exemplo Google Drive ou Dropbox.

Configuração do software

Já havíamos falado aqui sobre o software a ser utilizado. Provavelmente você vai utilizar o Windows 10. Mas não basta apenas ter o sistema operacional: é preciso configurar ele com o software necessário para que você tenha um melhor desempenho possível e o computador não fico lendo ou com vírus. Leia abaixo algumas dicas de software que você pode instalar:

Antivírus

Logo depois de você instalar o Windows, deve sempre instalar um antivírus. Poderá ver uma lista de comparação de antivírus neste site, onde pode encontrar vários antívírus e selecionar até três para poder efetuar a comparação dos prós e contras do software.


Office (Word, Excell, etc.)

Você deve sempre ter o Microsoft Office caso pense em utilizar muito edição de texto. Caso não seja esse o trabalho que você mais realiza no computador, poderá instalar uma opção gratuita que se chama LibreOffice.

O LibreOffice é como o Microsofot Office, mas um pouco mais limitado em termos de funcionalidades e integração com o Windows.

Limpeza de arquivos temporários

No Windows você às vezes tem um problema de arquivos temporários, que acumulam muito espaço em disco. Você pode instalar um programa externo ou utilizar o próprio software que vem com o Windows 10.

Navegador

O Windows 10 vem normalmente com o navegador Edge. Você pode trocar para outro navegador como o Chrome ou FireFox, que são browsers muito mais rápidos e que consomem menos recursos. Deve ainda evitar instalar muitos addons ou extensões, pois elas deixam o navegador lento. Quanto mais extensões ou addons, mas lento fica o browser, e também o Windows.

Estas são as principais dicas que você deve ter para conseguir ter um computador rápido e durante muitos anos ser o seu companheiro de trabalho. Todas estas dicas são dadas para o usuário normal. Conforme as suas necessidades específicas, poderá ter configurações diferentes no seu sistema.

Veja mais sobre tecnologia!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin