Este é o vídeo mais antigo do mundo remasterizado em um vídeo em 4K, um trabalho realizado pelo Youtuber Denis Shiryaev, que usou uma rede neural para desenvolver o feito.
O vídeo é chamado de “Roundhay Garden Scene”, de Louis Le Prince, que foi filmado originalmente em outubro de 1888.
A fonte de Denis para criar isso na verdade nem foi um vídeo, mas sim uma cópia de vidro do negativo que ele conseguiu do site do Museu de Ciências.
É bem impressionante se vermos a conclusão do trabalho, imaginar que a fonte é apenas uma imagem de 20 quadros. A cena, no caso, mostra algumas pessoas caminhando em um jardim. E mostra as roupas características da época.
Um achado muito interessante e que remete ao início da produção dos vídeos. O que veio a se tornar ao longo dos anos, como vimos, algo extremamente popular na vida das pessoas.
No vídeo publicado por Denis, ele faz uma explicação de como realizou o processo para aumentar a qualidade da cena, usando uma rede neural, e aos poucos, aperfeiçoando o material até ficar na versão final.
Se você quiser ver logo o resultado, pode pular para o minuto 2:40 e ver como ficou o resultado. No final, ele faz uma comparação de como era o vídeo antigo, lado a lado com o novo. E é realmente incrível.
Quem dessas pessoas que aparecem neste vídeo iria imaginar que 132 anos depois eles estariam expostos, para milhares de pessoas verem, em um site que compila outros milhões de vídeos, não é mesmo?
Assista o vídeo mais antigo do mundo remasterizado
Veja mais sobre web!