Livros e HQ

Os Aprendizados de Turma da Mônica – Lições

turma da mônica - lições-resenha

Lições nos norteiam desde o início de nossas vidas, nos mais diversos sentidos. Tememos algumas, odiamos outras e gostamos de algumas, e sempre é possível tirar algo delas. Essa é a proposta de Turma da Mônica – Lições, nova Graphic MSP dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi.

Em sua segunda aventura com o quarteto formado por Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali, a dupla de quadrinistas nos mostra as diversas lições com as quais lidamos desde a infância.  O grupinho esquece de fazer uma lição de casa, e resolve fugir da escola para não ter que enfrentar a professora, até que um acidente acontece com a mônica, e aí a trama se desenvolve. A história separa o grupo para mostrar que sempre existirão consequências, que sempre podemos aprender com elas, e que sempre teremos outro dia pela frente. E tudo isso com a leveza com a qual a  infância deve ser tratada, inocente e pura. As tramas de Cascão e Magali são o ápice disse, mostrando os medos e anseios bobos que temos quando novos, onde tudo parece tão maior e mais perigoso do que realmente é (o medo da água está aí para provar isso).

turma-da-mônica-lições

Assim como em Laços, os traços de Vitor e Lu se misturam para mostrar cenas que alternam entre presente e passado, com um cuidado excepcional nas cores e quadros (muitos poderiam ser emoldurados, tanto pela beleza quanto pelo significado), e é clara a evolução do traço nesta HQ, com novos visuais para algumas personagens, como Mônica e Magali. Não há uma única cena de flashback que não traga alguns sentimentos à tona após lê-las, e as cores são muito bem equilibradas, sem excessos, auxiliando muito bem na história (com o auxílio de Paula Markiewicz nesse ponto) e trazendo uma paleta mais clara, já que a história se passa durante o dia.

A história continua com o mesmo ar lúdico e poético que vimos anteriormente, com diversos easter eggs para os fãs de cultura pop e da própria Turma da Mônica, e o resultado final não poderia ser melhor. As histórias de cada personagem se desenvolvem bem, mostrando cada um deles enfrentando medos particulares, e se entrelaçando quando necessário, para mostrar que mesmo um pouco afastada, nada pode realmente separar a turma. Assim como em Laços, a amizade é ponto central aqui, mesmo que apareça de forma mais sutil.

Tem horas que nos dão lições, em outras nós é que as damos, e sempre cabe a nós valorizá-las e tirar algo delas. A turminha do limoeiro tirou algo da situação em que se meteram, resta a nós tirar algo dessa bela história também, pois, entre muitas coisas, Turma da Mônica – Lições é uma grande lição disfarçada de HQ.

turma-da-mônica-lições-críticaTurma da Mônica – Lições

Autor: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Editora: Panini Comics
Ano da obra / Copyright: 2015
Páginas: 82

Autor: Guilherme Souza

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin