Auto-retratos são especialmente únicos, pois nos concedem um olhar sobre a perspectiva íntima de um determinado artista. Assim como essa compilação de auto-retratos de Pablo Picasso, que exibem uma gama de estilos que acompanharam sua vida inteira dedicada à arte.
Não se trata da evolução em si, mas sim de se expressar da maneira como desejava na época, como ele próprio já declarou:
“Os diferentes estilos que venho usando na minha arte não devem ser vistos como evolução, ou como um passo para trás no sentido de um ideal de pintura. Diferentes temas exigem diferente métodos de expressão. Isso não implica qualquer evolução ou progresso. É seguir uma ideia e ir até onde e como ela quer se expressar.”
É interessante observar como os retratos mudam ao longo dos anos, envolvendo cada estilo diferente que o pintor emprega.
Em especial, se destaca seu auto-retrato pintado aos 25 anos, em 1907: a obra previu os traços que seriam marcantes do cubismo. Ela é considerada a precursora de sua outra pintura daquele mesmo ano: a Les demoiselles d’Avignon, uma das obras que revolucionou a história da arte, e formou as bases para o cubismo e a pintura abstrata.
Os auto-retratos de Pablo Picasso ao longo dos anos
Leia mais sobre Arte!
cada dia mais esquisofrenico
muito obrigado pinto pintinho por seu comentario , show de bola