As aquarelas de Heikala retratam instantes mágicos de personagens em paisagens naturais, como se estivessem prontos para embarcar em uma aventura ou já estão no meio dela. Geralmente, seus personagens estão acompanhados de algum amigo animal. Cada arte parece ter seu próprio livro de histórias.
“Tenho uma coleção de vários livros de arte nos quais eu busco inspiração sempre que estou sem ideias. As animações japonesas certamente inspiram muito meus trabalhos. O que mais me inspira são as pinturas dos cenários e a maneira como os personagens interagem com o ambiente. Eu visitei o Japão várias vezes e muitas vezes tiro fotos como referência para usar mais tarde em meus trabalhos”, a artista contou ao MMM.
A natureza é o elemento predominante das ilustrações da artista. Tais ambientações estimulam nossa imaginação para criarmos uma narrativa em cima do contexto e futuro da jornada de cada personagem.
O conceito que relembra histórias de livros infantis ou animações do gênero não são à toa. Heikala diz que os trabalhos da escritora, pintora e desenhista finlandesa Tove Jansson tiveram forte influência em sua vida como artista. Especialmente sua série de livros infantis mais conhecida sobre a Família Mumin, uma família de trolls.
“Outra grande influência são as obras de Tove Jansson. Moomins foi uma grande parte da minha infância e as obras de Tove me inspiram tremendamente: seus traços, as formas e a maneira como ela descreve a natureza em suas obras sempre me deixaram admirada”, diz a artista.
Se você gosta de ter um pouco de arte na sua timeline do Instagram, eu te aconselho a seguir o perfil da Heikala. Por lá, além de publicar seus desenhos finalizados, ela compartilha vídeos com o passo a passo das artes em desenvolvimento – um processo prazerosíssimo de assistir.
As aquarelas de Heikala
Leia mais sobre Arte!